terça-feira, 28 de junho de 2011

Toalete Público

Anos atrás, antes de iniciar uma viagem de turismo no interior da Alemanha, fui a um toalete no aeroporto de Frankfurt. Antes de ter acesso ao toalete, tive que colocar uma moeda de um euro num aparelho. A porta se abriu e eu nunca vi um toalete tão limpo. O chão e as pias não estavam molhados; havia água quente e fria, toalhas e papel e de pano; ar condicionado com temperatura agradável. Valeu um euro!
No tour encontrei um casal chinês bem simpático. Ele era engenheiro da Siemens, e ela tinha PHD e MBA. Conversa vai, conversa bem, falamos sobre turismo no interior da China, sobre as belezas naturais que tínhamos visitado. A decepção, na China, foram os toaletes, que são sujos e desprezíveis. Daí surgiu, entre nós, a idéia de construir toaletes modernos nos lugares turísticos da China.
1) montar um protótipo de toalete, e avaliar o custo
2) selecionar os lugares: na Grande Muralha da China, ao longo da Rota da Seda, em toda a extensão do Yang-ze River (onde estavam construindo a maior hidrelétrica do mundo). Enfim, nos lugares de maior freqüência de turistas
3) calcular a tarifa (fee). Um euro ou um dólar é muito caro para os milhões de turistas chineses. Se for um renminbi o empreendimento sofrerá prejuízo e fechará as portas (existem lugares turísticos onde a entrada custa um renminbi para chineses e um dólar para estrangeiros)
4) discutir as idéias com o Ministério da Saúde do governo chinês. Parceria com o governo, 50% de investimento estatal, 50% de private equity?
5) divulgação: demonstrar o toalete moderno nos canais de TV
6) com o sucesso do empreendimento, cogita-se a eventual abertura de capital da empresa. Seria o primeiro IPO do ramo de toalete nas bolsas do mundo

O mercado é grande. Tem milhões de turistas e bilhões de chineses. Se alguém topar a idéia me procure que serei consultor voluntário.
(observação: a idéia também é válida para o Brasil)

sexta-feira, 24 de junho de 2011

O futuro do país

Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, numa palestra na Federasul, na semana passada, em Porto Alegre, apontou o caminho a ser trilhado para que o Brasil dê um salto definitivo rumo ao desenvolvimento.

Diminuir a relação gasto público/PIB, facilitar e estimular o investimento de capital privado em infra-estrutura. Exemplo: privatizar os aeroportos como forma de levar eficiência aos terminais (uma observação minha: o aeroporto Schiphol, de Amsterdam, Holanda. O aeroporto tem tudo que um passageiro pode desejar. Quartos de hotel para descansar algumas horas, capela para rezar para que o avião levante vôo na hora marcada...).

Acelerar o investimento em educação, principalmente em qualidade.

Medidas para aumentar a produtividade da economia.

Elevar a taxa de investimento em relação ao PIB dos atuais 18,5% para 25%.
Controlar a inflação para criar condições de queda de juros no longo prazo.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ações de água

Patrick Victor Lee, que é co-autor do livro “Bolsa de Valores – visão feliz e otimista de três gerações”, publicado em 2004, compara três ações do setor de água – Sabesp ON, Sanepar PN e Copasa ON.

Sabesp ON/Sanepar PN/Copasa ON
Cotação 30/5/2011 - 48,50 / 4,05 / 31,78
Lucro p/ação 03/11 - 6,65/ 0,33/ 5,96
Preço/Lucro - 7,30/ 12,27/ 5,33
Preço/Valor Patrimonial - 1,12/ 0,75/ 0,85
Último dividendo por ação - 2,00/ 0,096/ 1,91
Dividendo yield - 4,13%/ 2,37%/ 6%
Lucro líquido 03/11 - 182,8 MM/ 53,03 MM/ 128,6 MM


Os controladores são respectivamente os governos do Estado de São Paulo, do Paraná e de Minas Gerais.

As minhas observações:
1) Sanepar e Copasa têm preço/valor patrimonial abaixo de 1, e Sabesp é cotada acima do par. Sabesp tem liquidez maior;
2) Negociando ADR em NY, Sabesp tem maior prestígio internacional. O papel tem que atingir certos requisitos da Security Exchange Comission (SEC) dos Estados Unidos (Souza Cruz e Banco do Brasil não negociam ADRs porque não querem; muitos papéis não negociam ADRs porque não se qualificam);
3) Nos meus artigos anteriores, sempre apontei que água é mais vital que petróleo, e Sabesp é mais importante que Petrobrás.