terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pensão Geriátrica

Entre amigos discutimos as opções de viver na velhice.

Para quem tem muitos filhos, tentar morar dois meses na casa de um filho e dois meses na de outro, num sistema rotativo. É mais tranqüilo viver com a sua filha. O genro não reclama tanto. Morar com filho é mais problemático. A nora não reclama para ti, mas reclama para o seu filho que, com a sua estadia, começa uma vida doméstica infernal. A nora que sinceramente acha os sogros bem-vindos merece o Prêmio Nobel da Paz. Eu e a minha esposa já desistimos desta opção. No way!

Viajar de cruzeiro? Cruzeiros de 5 estrelas oferecem world cruise de 60 a 90 dias. Uma suíte confortável, cinco refeições por dia, cinemas, shows e cassino. Mas após o desembarque, para onde vamos?
Enfim temos de pensar em mudar para uma pensão geriátrica.
A) vender a casa – livramo-nos das revisões e consertos descritos no artigo anterior

B) vender os automóveis

C) na pensão geriátrica, têm médicos e enfermeiras que cuidam da sua saúde

D) vender todos os investimentos, dividir entre os filhos e guardar uma parte rendendo juros para o resto da vida
Não é agradável a perspectiva dos últimos anos de vida, mas é o caminho que ninguém conseguiria evitar.





terça-feira, 13 de novembro de 2012

Revisões

Com 81 anos de idade, aposentado, ocupa-me e preocupa-me uma série de revisões:

a) A casa: sistema de alarme (semestralmente); elevador (bimensal); água quente/frio e reservatório; piscina (limpeza semanal); força e luz (inclusive troca de lâmpadas); aparelhos audiovisuais e TV (é cansativo chamar a NET para os consertos); e computador (assistência técnica). Não paro de emitir cheques para pagar os serviços, além dos débitos automáticos na conta bancária.

O problema é que a gente quer tudo. Três TVs, home theater, etc. Eu e minha esposa não conseguimos chegar a uma conclusão de como simplificar a vida.

b) Automóveis: revisões semestrais, além de consertos, troca de peças e pneus;

c) Saúde: dentista-limpeza e revisão de implante e prótese; oftalmologista-revisão semestral, precisa de cirurgia para catarata? Dermatologista- revisão anual; otorrino-gripe, rinite, bronquite. Após os testes o médico chegou à conclusão de que preciso de aparelho auditivo.

Na semana passada fiz cinco revisões (exames) uma após a outra: sangue, ecografia abdominal, vascular, ecocardiograma e holter 24 horas. Uma semana muito cansativa. O consolo foi que todos os exames apresentaram-se normais.

d) portfólio de investimento: manter uma posição equilibrada entre ações e aplicações financeiras. É preciso ganhar dinheiro para custear todas as revisões citadas.

No próximo artigo deste blog vou apresentar algumas soluções para o problema da velhice.