terça-feira, 4 de maio de 2010

Vale vs Petrobrás

Vale:
Em 31/03/2010, Vale e BHP Billiton (Austrália) assinaram contratos com siderurgias asiáticas ajustando os preços do minério em base trimestral em vez de anual que vigorava nos últimos 40 anos. Essa mudança deve proporcionar maior lucro para Vale e BHP.

Euromoney, umas das publicações mais influentes do mundo, elegeu a Vale como a empresa mais bem administrada do Brasil e a companhia mais transparente do setor de metais e mineração da América Latina. Financial Times honrou a Vale com o FT ArcelorMittal Emerging Markets 2010 Award.


Petrobrás:
A) Investimento no pré-sal requer capital adicional – subscrição em vista
B) Pré-sal – quando vai produzir petróleo e lucro?
C) Carro elétrico vem aí. O consumo de petróleo pode diminuir bastante quando o pré-sal começar a produzir


Construção e infra-estrutura aumentam as vendas dos produtos siderúrgicos e de minérios. Os preços, na média, se ajustam (agora é trimestralmente) para cima. Os preços de petróleo são imprevisíveis, os contratos (spot e futuro) flutuam diariamente nas bolsas de Londres e N.Y. de acordo com a procura e a oferta mundiais. Não vamos esquecer o fator OPEP, que abre e fecha a torneira.
Diante desta análise, acho que o crescimento no lucro da Vale é mais assegurado que o da Petrobrás. É aconselhável ter maior peso em Vale do que em Petrobrás no seu portfólio de investimento

Nenhum comentário: