O maior fundo de investimento do mundo é o Government Pension Fund Global, da Noruega. Com ativos de $ 570 bilhões, conhecido também como Norway’s Oil Fund, é administrado por Yngve Slyngstad. O fundo sofreu prejuízo de 23% em 2008, durante a crise financeira mundial. Recuperou 26% em 2009, e 10% em 2010.
O papel de maior peso no fundo é Royal Dutch Shell, seguido por Exxon Mobil, Apple e British Petroleum. Nenhum papel pode ter mais do que 10% da composição total do portfólio.
Desde 1998, com o apoio dos ministros de finanças, Slyngstad conseguiu elevar a proporção de equity de 40% para 60% do fundo, no meio do tumulto financeiro. “O apoio político (inclusive do Parlamento) para tomar maior risco é mais forte hoje, em 2011, do que antes da crise financeira”.
Slyngstad, após ser promovido para o cargo de CEO em 2008, liderou a campanha de compra de $175 bilhões em ações no fundo do poço da crise financeira. Apesar de alguns prejuízos, inclusive de 1,6% das ações da Lehman Brothers, a estratégia e a coragem dele venceram. Eu, como investidor, subscrevo a sua filosofia de ser mais “owner” (equity) do que “lender” (bond/debêntures).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário