Após a morte de Kim Jong IL, o filho dele, Kim Jong Un, foi proclamado o comandante Supremo do Exército da Coréia do Norte. Ele é a terceira geração da dinastia comunista.
Pouco se sabe sobre Kim Jong Un. Ele tem 28 anos e estudava na Suíça.
Diante dos protestos, revoltas e revoluções dos países do Norte da África contra as ditaduras faço as seguintes perguntas e observações:
Clemenceau, Chanceler da França, do século passado, comentou:
“Se você não é socialista com 20 anos de idade, você não tem coração; se você ainda é socialista com 30 anos de idade, você não tem cabeça”. Como Kim Jong Un está se aproximando dos 30 anos de idade, ele deve estar mais esclarecido sobre a visão do mundo.
Ele estudava na Suíça, país pequeno, mas com democracia plena. Ele deve saber comparar a vida do povo suíço com a vida do povo norte-coreano sob o regime da ditadura de seu avô e de seu pai. Quem sabe o pai o mandou intencionalmente estudar na Suíça e outorgou a ele a tarefa de reformar o país após a sua morte?
Uma analogia com a Alemanha. Com a queda do muro de Berlim, a Alemanha Ocidental incorporou a Alemanha Oriental, e não vice-versa. Desta vez, especulo que, sob a liderança de Kim Jong Un, a Coréia do Norte vai se aproximar da Coréia do Sul e instituir as reformas.
Com ou sem protestos, revoltas e revoluções o povo opta pela liberdade e democracia. O mundo não tem outra saída. É o que Francis Fukuyama chama de The End of History.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário