Há anos, numa viagem para Beijing, visitamos um bar no Hotel Hyatt. Um garçom veio nos atender.
“Sir, what would you like to drink?”
Eu respondi: “Do you have caipirinha?”, na expectativa de uma resposta: “não conhecemos essa bebida”. Surpreendentemente, ele perguntou: “with vodka or cachaça?”
Sentamos num sofá confortável, na frente de uma orquestra tocando música popular com violino e instrumentos chineses. Um “happy hour” perfeito com caipirinhas de vodka e cachaça.
Diageo PLC é a companhia inglesa que produz, destila e comercializa com franquia exclusiva para mais de 180 países do mundo todos os tipos de bebidas alcoólicas como uísque Johnnie Walker, Vodka Smirnoff, tequilas, gins e cervejas.
Em 28 de maio, 2012, Diageo comprou a empresa Ypióca, do Ceará, com pagamento em dinheiro e ações. Ypióca é o mais famos produtor de cachaça, que inaugurou, com grande festa, o mais completo museu da cachaça do mundo, localizado na primeira unidade fabril da Ypióca, em Maranguape. Diageo tinha todas as linhas de produtos alcoólicos, e com o copo cheio de gelo e limão, só faltava a cachaça.
Com a compra da Ypióca, Diageo abre o caminho para exportar cachaça para todos os cantos do mundo, melhorar o balanço de pagamento do Brasil, e aumentar a receita e lucro da Diageo. De abril de 2009 até junho de 2012, a ADR de Diageo (DEO) subiu 100% (de $47,85 para $95,34). O mercado projeta maiores lucros nos anos vindouros.
Como Ambev e Souza Cruz, o ramo de negócio da Diageo é vício, que não conhece recessão. Quanto pior o mundo, a gente mais bebe.
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Um comentário:
Desculpe, mas sendo mineiro a única resposta que faz sentido pra gente para a pergunta "caipirinha com vodka ou cachaça?" é: "só é caipirinha se for com cachaça"!
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