sábado, 12 de maio de 2007

Início do Blog - Investidor Otimista e Feliz

Gostaria de iniciar este Blog sobre Investimentos reproduzindo o último capítulo do livro, 3 Gerações nas Bolsas de Valores, que escrevi em parceria com minha filha Patrícia e meu neto Patrick. Em alguns temas deste blog estarei mencionando capítulos deste livro.

Investidor Otimista e Feliz

Quando realizo lucro numa determinada ação, eu costumo vender metade da posição primeiro. Aí eu me acho numa fase de “split personality”. Se o papel cair após minha venda de 50%, sinto-me culpado por não ter vendido tudo. Se o papel subir após minha venda de 50%, fico triste porque a venda foi precipitada, sem levar em consideração que a outra metade não vendida subiu.
Isso é o caso clássico de dilema (catch 22). Se o meio copo de água é meio copo vazio ou meio copo cheio. Eu, pessoalmente, prefiro a postura de meio copo cheio, olhando sempre para o futuro (meio copo de água cheio que ainda dá para beber) do que para o passado (meio copo de água vazio que não existe mais).
No caso de venda de 50% do papel, não chore se o papel continuar subindo, não chore sobre a metade mal vendida, não chore sobre o leite derramado. Reze para que a metade não vendida ainda dobre de preço no futuro, para compensar a metade mal vendida. Como cantava Edith Piaf: “non, rien de rien; non, je ne regrete rien!”
Além de ser investidor lucrativo, precisamos ser investidores otimistas e felizes. Afinal de contas a bolsa reflete a percepção de uma sociedade sobre seu próprio futuro.

3 comentários:

Fernando Lopes disse...

Achei incrível todo seu conhecimento, e maneira suave com que conduz seus textos, parabéns.
Me deste uma aula grátis!

Abraços

fernandolopesss@gmail.com

John Tong disse...

Prezado Fernando,
Obrigado, fico contente que tenha gostado. um abraço.

Fabio M disse...

Olá John! Parabens pela iniciativa!
Os Blogs estao cada vez mais fortes, e uma midia fantastica!

Um forte abraço aqui de Minas!
Leitão