quinta-feira, 23 de agosto de 2007

China

No meu livro, Bolsa de Valores – Visão Feliz e Otimista de Três Gerações (2004, Editora AGE), dediquei um capítulo inteiro sobre a China. De lá para cá, a economia chinesa continua crescendo a todo vapor e a bolsa (Shanghai Índice) subiu 50% desde o início de 2007, após uma alta de 130% em 2006.
O mundo financeiro, desde maio de 2007, já está gritando sobre a possibilidade de existir uma bolha (bubble) que pode estourar a qualquer momento. Aliado a uma inflação em alta, que subiu de 4,4% (taxa anual) em junho para 5,6% em julho, o governo chinês tomou as seguintes medidas:

1) aumento de juros e compulsório sobre depósitos bancários
2) elevação da taxa de negociação em ações, de 0,1% para 0,3%
3) introdução e teste de índice futuro de ações. Investidores e especuladores podem fazer “hedge” com seus ativos em ações vendendo índice futuro. A venda de índice futuro ameniza a alta da bolsa e contrabalança a instabilidade da mesma.
A bolsa chinesa exerce grande impacto sobre as bolsas do mundo. Isso faz parte da globalização. A essa altura, não recomendo a compra de ações chinesas, nem seus ADRs em New York, embora ADR traga mais vantagens se o renminbi (moeda chinesa) continuar se re-valorizando. Esqueça a China. Vou me concentrar na bolsa brasileira. Meu palpite: se o mercado subir, Brasil sobe mais do que China (doravante); se o mercado cair, Brasil cai menos do que China.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Tong, obrigado pelo artigo sobre a China. um gde abraço, Valdir.

Anônimo disse...

Sr. Tong, interessante essa afirmação de a bolsa brasileira começar a ter um resultado superior ao da China. Principalmente porque não parece ainda haver sinal de enfraquecimento da economia chinesa.

Grande Abraço
CHRistian
www.chrinvestor.com

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso.(If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada.If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).

Anônimo disse...

Sr. Tong, muito interessante e controversa sua afirmação, pode ser uma boa aposta no Brasil.