segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Britain for sale

O Wall Street Journal (de 21 de setembro , 2007) publicou um artigo intitulado “Britain for sale.”
“Enquanto os Estados Unidos e o resto da Europa colocam barreiras para os estrangeiros que querem comprar suas companhias aéreas, de mídia e utilidades, a Inglaterra abre as portas para os estrangeiros. Nos últimos anos, as companhias de eletricidade e água, indústria pesada e quase todos os seus portos foram vendidos para companhias sediadas no exterior. Excetuando-se os ativos de energia nuclear, tudo é para venda.”
Esta notícia coincide com a observação do Embaixador Meira Penna, citada no meu artigo anterior, de que “na Inglaterra, tudo é permitido (para venda), exceto o proibido (instalações nucleares).”
“No mês passado, Akzo Nobel NV, da Holanda, comprou a Imperial Chemical Industries (ICI). Em maio, a Thomson Corp., Connecticutt, comprou a Reuters. No ano passado, uma firma de construção espanhola comprou o Heathrow e o Gatwick, os aeroportos mais movimentados da Inglaterra.”
“Ontem, 28% da London Stock Exchange foi vendida, pela Nasdaq Stock Market Inc., para um grupo de Dubai, com adicional de 20% vendido para Qatar Investmente Authority.”
Dubai, Qatar e Arabia Saudita, com o preço do petróleo a US$ 90 o barril, estão com os cofres cheios. Para onde vai o dinheiro? Para a Inglaterra, shopping!

Nenhum comentário: