segunda-feira, 3 de março de 2008

Um encontro com Warren Buffett

Meu nome é Patrick Victor Lee. Sou neto do John Tong.

Estive recentemente em Omaha, capital do estado americano de Nebraska e residência de Warren Buffett, o investidor mais famoso de todos os tempos.
O Sr. Buffett nos relatou que começou a investir aos 11 anos de idade e possui um mestrado de economia pela Universidade de Columbia onde foi aluno de Benjamin Graham, grande acadêmico na área de value investment. Meu avô, que escreve esse blog, foi seu contemporâneo em Columbia na década de 1950.
Diversas análises, estudos e livros foram feitos em torno do sucesso do Sr. Buffett. Com um patrimônio superior a 50 bilhões de dólares, seu net worth é superior ao valor de mercado individual da maior parte das empresas brasileiras com exceção de Petro, Vale, Bradesco e Itaú.

Muitos acadêmicos e defensores da teoria de mercados eficientes acreditam que o Sr. Buffett nada mais é do que um sujeito de sorte e que seu desempenho é na realidade um acidente estatístico. Sr.Buffett brinca dizendo que quando conheceu William Sharpe (vencedor do Nobel por suas contribuições à teoria de finanças) ele era considerado um evento 3 sigma (referente ao número de desvios padrão). Ao reencontrar William Sharpe, anos depois, ele já era um 4 sigma. Ou seja, o mundo acadêmico prefere adicionar sigmas ao seu desempenho a alterar a teoria de mercados eficientes.

Pessoalmente acredito que o sucesso do Sr. Buffett é relacionado a sua personalidade. Sua paciência, disciplina e capacidade de simplificação superam em muito os métodos quantitativos dos hedge funds e bancos de investimentos. Mesmo aos 76 anos sua serenidade faz com que seu desempenho supere jovens exércitos de MBA’s e PHD’s no mercado.

Finalmente, o último conselho que dividiu comigo é simples e sublime. O Sr. Buffett disse que mesmo sendo ricos, muitos de seus “peers” multibilionários jamais serão pessoas felizes. Em suas palavras:
Success is having what you like....
Happiness is liking what you have!

Por Patrick Victor Lee

3 comentários:

marcovirtual disse...

Maravilhoso esse post!

Anônimo disse...

Parece que o Warren Buffet gostou do meu neto, o "boy from Brazil". Ele também gosta da "moeda from Brazil", o Real. Ele apostou no Brasil e ganhou mais de uma centena de milhões de dólares.

John Tong

DrFox disse...

John,

Que experiência fantástica deve ter sido pra ele, transmita meus parabéns.

Já estou mexendo meus pauzinhos e se tudo der certo, ano que vem serei mais um brazuca a engrossar o rol de participantes do encontro, de preferência com títulos "A". hehehe

[]'s

DrFox