terça-feira, 23 de setembro de 2008

Os Bônus de Petrobrás e Vale

Diante das turbulências do mercado financeiro mundial das últimas semanas, os investidores estão vendendo bônus de mercados emergentes (Petrobrás,Vale, etc.) para comprar bônus do Tesouro americano que são os mais seguros. Os preços do 10 years treasury notes subiram para 105 e os juros caíram para 3,4%. Ao mesmo tempo, os preços dos bônus de Petrobrás International Finance Co. e o de Vale Overseas Ltd caíram cerca de 10%. “Flight to quality”, na linguagem do mercado.
Ultimamente os investidores estão vendendo ações brasileiras a qualquer preço (panic selling), convertendo os reais em dólares e remetendo para os países de origem. O dólar subiu 5,6% (de 1,78 para1,88) em apenas 3 sessões (15, 16 e 17 de setembro).
As ADRs das ações brasileiras refletem o efeito cumulativo da queda do preço das ações e da moeda ao mesmo tempo.
Este cenário a gente já viu no passado. Antes das eleições presidenciais em 2002, quando o Ibope divulgou pesquisas que indicavam a vitória de Lula por uma larga margem, a bolsa caiu e o preço do bônus brasileiro “República do Brasil” mergulhou para abaixo de 50. O mercado tinha medo de que uma vez eleito presidente, Lula poderia renunciar à dívida brasileira (“República do Brasil poderia virar pó).
Mas nada disso aconteceu. Lula, como presidente, nomeou ministros de centro-esquerda, anunciou medidas econômicas equilibradas e que o governo honraria todas as dívidas, interna e externa. Mais tarde o bônus “República do Brasil” subiu para 115, 15% acima do par.
GMAC (General Motors Acceptance Corporation) lançou um corporate bond com vencimento em 15/03/2016, com juro de 5% ao ano. Nos últimos anos GM perdeu “market share” paraToyota e Honda e a situação financeira vem se deteriorando. Há rumores em Wall Street de que poderia ter dificuldades para honrar os seus compromissos. Além de queda no preço de suas ações, o bond tem oscilado entre 39 a 60% do valor de face. O meu conselho: segurar firme o papel, receber os juros semestrais e 100% do valor de face no seu vencimento. Ter confiança em si e na empresa. GM anunciou parcerias com empresas americanas e canadenses para acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos, desafiando a competição e o preço da gasolina. A montadora e o Instituto de Pesquisa de Energia Elétrica (EPRI, em sua sigla em inglês) farão um trabalho conjunto para desenvolver o Chevrolet Volt. O carro elétrico está em fase final de desenvolvimento e deve começar a ser vendido no final de 2010.
Vender ou não vender o bônus de Petrobrás e Vale com deságio? Não se apavore. Ponha os papéis embaixo do colchão e tenha confiança de que nem essas empresas e nem o Brasil irão por água abaixo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Sr. Tong,
Gostaria de saber a sua opinião em relação a situação atual do mercado financeiro mundial as quais estão ligados aos investimentos de alto risco (subprime) feito pelos bancos americanos que resultaram na intervenção do Federal Reserve e do governo.

Atenciosamente,

Samuel Lee