terça-feira, 28 de abril de 2009

Reposição de estoques

As usinas chinesas elevaram a produção de aço de dezembro de 2008 a fevereiro de 2009, com a recuperação dos preços em antecipação à demanda gerada pelo pacote de incentivo do governo chinês, de 4 trilhões de yuans (US$ 588 bilhões), o que aumentou as encomendas de minério de ferro, a principal matéria prima da siderurgia. Os volumes de minério de ferro importados pela China subiram para o recorde de 51 milhões de toneladas em março.
Após um longo período de recessão, as siderurgias chinesas terão, finalmente, que repor os estoques de matéria prima. Isto é típico do business cycles. Na recessão a demanda menor por aço provoca diminuição de consumo e de importação de minério. Como o governo precisa dar emprego, estimular a construção de moradias e infra-estrutura, e incentivar a produção em geral, do ferro e aço em particular, o aumento de importação de minério de ferro é inevitável.
No outro lado do globo, o Brasil passa pelo mesmo cenário. Para evitar uma recessão, o governo Lula criou planos de estímulo à economia. A redução de IPI e de juro impulsiona a venda de automóveis. Investimentos em infra-estrutura e um milhão de casas elevam a perspectiva de aumento de demanda pelos produtos siderúrgicos. Como a bolsa reflete mais a perspectiva do que a realidade, veja o avanço das ações de siderurgia:

cotação mínima /cotação em 06 de abril 2009

Gerdau (GGBR4) 10.27 / 14.16
Usiminas (USIM) 5 7.74 / 30.97
Sid. Nacional (CSNA3) 18.66 / 36.30

E, sem dúvida, Vale do Rio Doce, vai de carona. O aumento
na venda de produtos siderúrgicos obriga a reposição de estoques de minério de ferro. E conseqüentemente, uma melhoria do preço.

Nenhum comentário: