terça-feira, 8 de setembro de 2009

A Bolsa – a perspectiva do dia

Na hora do café da manhã assisto o canal de televisão Bloomberg. Nos últimos meses observei os seguintes movimentos:

a) quando sobe o preço do petróleo (NY e Londres), a cotação do dólar frente o real e outras moedas cai, porque é preciso mais dólar para comprar um barril de petróleo, o dólar enfraquece. Inversamente, se o preço do petróleo cai, o dólar fica mais forte frente o real e outras moedas.
b) quando cai o juro do T-Bill de 10 anos e simultaneamente sobe o preço do T-Bill, isso indica que o mundo investidor estaria vendendo ações e comprando T-Bill (safety). Os futuros do Dow, S&P e Nasdaq já mostram tendência de queda. Inversamente, se cai o preço do T-Bill (e sobe o juro), é bem provável que os investidores e especuladores estão obtendo cash para comprar ações. O dinheiro só tem dois caminhos: renda fixa (Bill ou Bond) ou renda variável (ações).
c) a Europa, com seis horas na frente de NY, já tem suas bolsas funcionando. Os índices FTSE, DAX, CAC40 normalmente seguem os futuros do Dow, S&P e Nasdaq.
d) às 10h abre a Bovespa que via de regra acompanha os futuros dos índices americanos.
e) às 10h 30m as bolsas americanas começam a negociar e seguem os passos dos índices futuros. Daqui em diante as ações sobem ou descem individualmente, conforme as notícias, os lucros ou prejuízos divulgados.

Ultimamente, a Bovespa tem mostrado “decoupling” das bolsas de NY. Afinal de contas, o Brasil não tem subprime, não teve quebra de bancos, os juros continuam baixando.

Não temos recessão, nem inflação. O cenário é mais otimista.

2 comentários:

Fernando Biondi disse...

Tomei a liberdade para postar no blog Papo de Bolsa o seu texto. Havendo objeção retiro-o.

www.papodebolsa.com

Atenciosamente,

Fernando Biondi

Fernando Biondi disse...

Tomei a liberdade para postar no blog Papo de Bolsa o seu texto. Havendo objeção retiro-o.

www.papodebolsa.com

Atenciosamente,

Fernando Biondi