terça-feira, 17 de agosto de 2010

Fjordes da Noruega, Madrid e Lisboa

Fizemos um cruzeiro no Queen Mary II, da Cunard Lines, para conhecer os fjordes da Noruega. Escolhemos o mês de julho para poder ver o sol da meia noite. Tudo percorreu perfeito exceto que com o tempo nublado, não conseguimos ver o sol, nem da meia noite, nem de dia. Navegamos entre as montanhas e fizemos quatro paradas: Alesund, Geiranger, Fläm e Bergen. Cada vilarejo é mais lindo que o outro.
Após desembarcar em Southampton, um carro contratado nos levou para o aeroporto Heathrow, em Londres, para um vôo com destino a Madrid. Para o percurso de 90 minutos, o motorista cobrou 200 libras esterlinas.
Em Madrid fizemos sighseeing num ônibus turístico de dois andares, o hop-on e hop-off. A gravação, que se escutava com earphones individuais, descrevia cada prédio e monumento de relevância histórica. É a maneira mais completa e barata de se conhecer uma cidade inteira.
Depois passamos quatro noites em Lisboa. Um dia fomos visitar o Oceanário de Lisboa, que achei lindíssimo e imperdível. No dia seguinte fizemos um tour para o interior, para Sintra, Cascais, Estoril, Óbidos e Fátima, onde um padre fez uma oração e os fiéis acenderam velas.
Visitamos Óbidos, uma cidade turística, que é mais linda do que a gente pode imaginar. A rua principal é estreita e de pedra, com lojas de souvenirs e cafés, com árvores repletas de lindas flores e pássaros alimentando seus filhotes. O por do sol dava o sinal de que estava na hora de voltar a Lisboa.
O passeio levou onze horas. O motorista (que dirigia um Mercedes) cobrou 200 euros (comparado com as 200 libras que o motorista da Inglaterra cobrou por uma hora e meia de serviço).

Nenhum comentário: