terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A alta histórica dos alimentos

Os preços dos alimentos do mundo bateram alta histórica em janeiro de 2011, de acordo com a Food and Agriculture Organization (FAO) das Nações Unidas. O índice de preços dos alimentos da FAO mede o custo de uma cesta básica – cereais, açúcar, leite, óleo e carne – do mundo inteiro. O índice subiu 3,4% em janeiro – o sétimo mês consecutivo - chegando ao nível mais alto desde começou a ser medido em 1990. E os preços altos vão persistir nos meses vindouros.
Os altos custos dos alimentos e das commodities são um dos fatores principais das ondas de protestos no Oriente Médio e África do Norte, onde os povos de baixa renda gastam uma alta proporção da sua renda em alimentos. Os altos preços mundiais dos alimentos causam fome em milhões de pessoas que, nos países em desenvolvimento, gastam até 80% de suas rendas em comida, criando o medo de que eles tenham que sacrificar a educação dos filhos ou até vender terrenos ou casas para ter comida na mesa.
As revoltas e os protestos, primeiro na Tunísia, depois no Egito e agora espalhando para Marrocos, Algéria, e Paquistão não são causadas somente pela alta taxa de desemprego e desigualdade de renda e riqueza, mas também são atribuídas à alta vertiginosa dos preços dos alimentos e commodities.
Um alerta para o nosso Brasil. Além de frear a inflação e aumentar o salário mínimo, o governo de Dilma tem que incentivar a agricultura e prevenir para que não falte comida para os menos privilegiados do país.

Um comentário:

Anônimo disse...

Escrita exurbitante neste sítio, post deste modo demonstram valor a quem quer que analisar aqui :/
Entrega maior quantidade deste espaço, aos teus utilizadores.