terça-feira, 13 de dezembro de 2011

www.tomfaranda.com

Em novembro de 2011 viajei de Veneza para Barcelona no navio Crystal Serenity, onde participei de uma conferência interessante. O palestrante era Tom Faranda. Professor de Business da Universidade de Minnesota, Consultor da Siemen’s Engineering da Alemanha, IBM Europa, Ford Canadá, GE, Prudencial Singapore, INTEL, Motorola, 3M, Honeywell e outros. Ele viaja pelo mundo inteiro dando palestras e consultorias.

O tema do dia foi “How will America survive and thrive the next ten years?”

Os melhores países para investimento são Canadá e Austrália. Os preços dos recursos naturais - minério de ferro cobre, potássio - estão para cima, com a crescente demanda mundial e da China As dívidas como percentagem do GPD são sustentáveis e os bancos são saudáveis. Conseqüentemente, as moedas canadenses e australianas vão continuar fortes.

Canadá e Estados Unidos vão construir oleodutos que levarão petróleo do Canadá para os Estados Unidos, até o Golfo do México. O que não foi divulgado é a intenção da China de conversar com o Canadá para mudar a trajetória dos oleodutos para o porto de Vancouver onde os navios petroleiros vão carregar petróleo para a China e a Ásia. A disputa entre os Estados Unidos e a China pelo petróleo canadense tem um objetivo comum – baixar o custo do petróleo e a inflação dos países importadores. Qualquer que seja o percurso do oleoduto, para cá ou para lá, ou para ambos, o preço do petróleo não vai permanecer a $ 100 o barril. A disputa entre os dois grandes consumidores pode acabar criando uma espécie de OPEP em reverso, enfraquecendo a atual OPEP dos produtores de petróleo. A competição vira colaboração e o mundo se beneficia com a ironia.

Ironia, mais uma vez, no cenário político americano. Tom Faranda especula que se meses antes da convenção do Partido Democrata, a taxa de desemprego americano permanecer em 9%, Barack Obama pode não ser indicado como candidato para reeleição em novembro de 2012. A nomeação iria para Hillary Clinton. Quem está costurando o assunto é Bill Clinton, o eterno super dealmaker do século. Neste caso, Bill Clinton pediria para Obama ceder o lugar para Hillary, que uma vez eleita presidente, nomearia Obama para a Suprema Corte.

Tom Faranda não disse se ele é democrata ou republicano. Ele é pró - América e otimista. Ele acha que a América vai voltar a crescer e prosperar com uma boa liderança nos próximos anos.

Para quem quiser conhecer melhor suas idéias, previsões e especulações, ofereço www.tomfaranda.com

Nenhum comentário: