terça-feira, 12 de junho de 2012

China corta a taxa de juro

Em 7 de junho de 2012 a China baixou em 0,5% a taxa de juro pela primeira vez desde 2008, respondendo à baixa taxa anual de crescimento da economia de “apenas” 8,1%.
O mercado especula que uma vez começado o corte, haverá mais cortes daqui para frente. E, num efeito dominó, o corte se estenderá a outros países do mundo. Os Estados Unidos não têm como cortar mais o juro, já que o juro está zero (ultimamente, o yield do Treasury Bond de 10 anos caiu abaixo de 1,6% ao ano).
O Brasil cortou a taxa Selic em 0,5% em 30 de maio de 2012, e o mercado projeta mais cortes nas próximas reuniões do BC.
Os países da Europa devem cortar as taxas de juro para estimular a economia para sair do fundo do poço. Há otimismo no mercado de que os governantes do mundo vão agir conjuntamente para estimular o crescimento econômico.
Janet Yellen, vice-chairman do FED, disse ontem que o lento crescimento do emprego e a deterioração do mercado financeiro mostram que a economia americana continua vulnerável aos retrocessos justificando estímulos adicionais.

Nenhum comentário: