terça-feira, 26 de junho de 2012

Happy Hour com cachaça

Há anos, numa viagem para Beijing, visitamos um bar no Hotel Hyatt. Um garçom veio nos atender.


“Sir, what would you like to drink?”
Eu respondi: “Do you have caipirinha?”, na expectativa de uma resposta: “não conhecemos essa bebida”. Surpreendentemente, ele perguntou: “with vodka or cachaça?”
Sentamos num sofá confortável, na frente de uma orquestra tocando música popular com violino e instrumentos chineses. Um “happy hour” perfeito com caipirinhas de vodka e cachaça.
Diageo PLC é a companhia inglesa que produz, destila e comercializa com franquia exclusiva para mais de 180 países do mundo todos os tipos de bebidas alcoólicas como uísque Johnnie Walker, Vodka Smirnoff, tequilas, gins e cervejas.
Em 28 de maio, 2012, Diageo comprou a empresa Ypióca, do Ceará, com pagamento em dinheiro e ações. Ypióca é o mais famos produtor de cachaça, que inaugurou, com grande festa, o mais completo museu da cachaça do mundo, localizado na primeira unidade fabril da Ypióca, em Maranguape. Diageo tinha todas as linhas de produtos alcoólicos, e com o copo cheio de gelo e limão, só faltava a cachaça.
Com a compra da Ypióca, Diageo abre o caminho para exportar cachaça para todos os cantos do mundo, melhorar o balanço de pagamento do Brasil, e aumentar a receita e lucro da Diageo. De abril de 2009 até junho de 2012, a ADR de Diageo (DEO) subiu 100% (de $47,85 para $95,34). O mercado projeta maiores lucros nos anos vindouros.
Como Ambev e Souza Cruz, o ramo de negócio da Diageo é vício, que não conhece recessão. Quanto pior o mundo, a gente mais bebe.

Um comentário:

Anônimo disse...

Desculpe, mas sendo mineiro a única resposta que faz sentido pra gente para a pergunta "caipirinha com vodka ou cachaça?" é: "só é caipirinha se for com cachaça"!