quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Autocrítica - ano 2012

No ano passado fiz muitas besteiras na administração de minha carteira de ações.

Em vez de segurar Ambev ON e Souza Cruz ON, realizei lucro. Em vez de realizar prejuízos sobre CSN, Usiminas, Vale e Petrobrás, segurei estes papeis ate hoje.

Em teoria, é fácil falar: “deixar subir os papéis que estão subindo, e liquidar os que estão caindo (ou colocar stop loss para limitar os prejuízos)”. Na prática, a psicologia é outra: não conseguir resistir à tentação de realizar lucro de quase 100%, e sentir dor demais para realizar prejuízo de 50%.

Não adianta chorar sobre o leite derramado. Vou procurar melhorar a performance dos anos vindouros.

Desejo um feliz ano novo para todos os meus amigos investidores.



3 comentários:

HEAVY METAL disse...

Caro Sr. Tong,

Estou junto contigo comprado em ativos bons e que caíram muito, mas não vendi os que subiram. Mas mesmo assim, ninguém tem bola de cristal. Sugiro o Sr. avaliar a compra de Fundos Imobiliários para obter fluxo de caixa mensal em seu portfólio, e os dividendos são isentos de IR. Diversificar diminui o Beta da carteira. E graças a suas dicas, comecei a comprar CRUZ3.

HEAVY METAL disse...

Caro Sr. Tong,

Não fique triste, estamos no mesmo barco, apenas não vendi as ações que subiram. Sugiro que o Sr. avalie com calma a compra de alguns Fundos Imobiliários para diversificar seu Portfólio (diminuir o Beta) e receber fluxo de caixa mensal com os dividendos dos FII (que são isentos de IR). Feliz 2013!

Anônimo disse...

Penso que a renda variável oferece desafios, mas grandes oportunidades. Interessante que o Sr. Tong, experiente investidor, reconheça com humildade que poderia ter tido resultados melhores.
Não temos bola de cristal. Assim, investir em bons empreendimentos e buscar renda com diversificação é um bom caminho.
Marcelo - sp