terça-feira, 22 de maio de 2007

Allocation of Assets

Com especial atenção a Laura Porro que perguntou se deve vender o apartamento para comprar ações:

O investidor não deve colocar todos os ovos na mesma cesta. Alguém sugeriu a seguinte fórmula:

100 – idade = % em ações

exemplos:
A) 100 – 40 = 60% em ações
B) 100 – 70 = 30% em ações

Como eu pertenço ao caso B, eu deveria ter 30% em ações. Mas como eu não gosto de renda fixa e de imóveis, tenho 50% dos assets em ações. Pela fórmula, quando chegar a 100 anos de idade, é adeus às ações!
A Senhorita Laura pertence ao caso A. Ela poderia ter 60% em ações e o resto em renda fixa e imóveis. Um dia, quando as ações caírem e os imóveis subirem ela vai se consolar: “Graças a Deus, ainda tenho o meu apartamento!”

Enviado por John Tong

6 comentários:

Anônimo disse...

Dear Mr. Tong, I'm 37, living in Brazil, married and with 2 kids.
I feel extremely attracted by the stock market and I understand that its the best, if not the only way to solve my life... due to a wrong sell and lack of expertise of mine I sold a small company a couple of years ago, to somebody that I used to trust but left me a debt that reaches 80K USD. Result of this: name at Credit Protection Services...
Is there any way of starting investing in a modest way in order to rebuild my financial life without risking that somebody will come and take away my assets?

Thank you very much for the blog.
Your's NeverGiveUp.

Anônimo disse...

Caro Sr. Tong, muito obrigada pela sua resposta. Vou procurar seguir seu conselho e diversificar um pouco mais. Tenho certeza que seu blog vai ser mais um de seus sucessos. Um abraço, Laura.

John Tong disse...

Dear anônimo,
I am sorry for what happened to you, but you are still young and the good thing about life is that it is long enough for us to recover and turn around from adversity. Yes, I believe that you can gradually build a portfolio of stocks--my philosophy is always to hold stocks for the long term, so my advice is always to commit resources that you won't need in the short term. rgds,

Anônimo disse...

Thank you very much.
I'll work on a regular basis routine of investments. Looking forward to the long term benefits of it.

But most off all, thank you for the encouraging words... they are worthy ,also as your experience and generosity is, a billion dollars.

Yours trully,
NeverGiveUp

Anônimo disse...

Sr. Tong
Tenho 37 anos, sou casado e tenho duas filhas.
Trabalho atualmente como gerente em uma empresa privada e tenho salário mensal de R$3.800,00. Mal consigo pagar as contas do mês.
Acabei de vender minha casa e após fazer várias contas, meu pensamento foi confirmado, é melhor alugar um imóvel para morar e investir o dinheiro. Com isso, conseguí convencer minha esposa e, gastando mais um tempo nas planilhas, cheguei a conclusão que é melhor parar de trabalhar no meu emprego e dedicar totalmente ao investimento do dinheiro da venda da casa.
A conta: Colocando uma rentabilidade de 10%am chega-se a milhão no final de 2009. Isso fazendo uma retirada mensal de 5 mil mês, ou seja, mais que o meu salário atual. O valor inicial investido será de R$130mil.

Obs: Sou formado em economia e desde 2001 venho namorando o mercado de ações. Em 2002 fiz dois cursos de análise técnica de ações e investi R$5.000,00 e fui bem sucedido em algumas ações e mal em outras. O resultado final foi lucro de 5% em 2 meses.
Se puder avaliar posso enviar minha planilha de projeção.

Um abraço. Balu.

John Tong disse...

Prezado Balu,
Não recomendo que você largue o emprego para ficar administrando a carteira de ações. Sua expectativa de rendimentos de 10% a.m. também não é realista. Existem períodos de baixa no mercado e pode durar meses e anos até.
Continue no emprego atual ou outro e administre sua carteira em paralelo, faça suas leituras e análises à noite e nos fins de semana. Foi o que eu fiz por mais de 40 anos. Este tempo é mais que suficiente para se investir para o longo prazo. Você é muito novo para parar de trabalhar e corre o risco de perder seu skill de trabalho e se desatualizar, o que dificultaria a procura de um emprego no futuro. Recomendo fortemente você repensar.
um abs, e boa sorte.