terça-feira, 22 de maio de 2007

Como comprar ADR (resposta ao Sr. Anônimo)

Para comprar ADRs (American Depository Receipts), que são negociados nas bolsas americanas, o investidor precisa:

a) Ter US$ depositado em um banco americano ou europeu
b) Abrir uma conta em uma corretora americana ou européia
c) Dar uma ordem de compra para a sua corretora

Uma vez que a compra de ADR foi executada:

d) mandar o seu banco transferir a quantia necessária para a sua corretora
e) existe banco que também é corretora; existe corretora que também é banco. Assim tudo é mais fácil.
f) Deixar seu dinheiro na corretora. Após a compra, ela debita da sua conta; após a venda, ela credita na sua conta.

Enviado por John Tong

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Senhor Tong,
eu só entrei como anônimo para não ter que me cadastrar. Mas muito obrigado pela resposta. Aproveitando, o senhor não acha que será uma boa opção de investimento a tal da "Energia Verde" que tenho ouvido falar? Não está com cara de "nova onda"? (como a informática no início dos anos 90 - guardadas as devidas proporções). Já não era hora de os bancos e corretoras criarem fundos voltados pra essa tendência? Obrigado. Paulo.

John Tong disse...

Prezado Paulo,
A energia verde está recebendo bastante atenção pois a conservação do meio ambiente é uma tendência muito forte agora e sem dúvida haverão fundos especializados. Nos EUA, já é politicamente correto investir somente em empresas que não agridem o meio ambiente. Quanto a rentabilidade destas empresas, ainda é uma incógnita, precisa se entender melhor o modelo de negócios.

Anônimo disse...

Uma empresa que vem investindo muito nisso e' a General Electric.
Sua nova campanha se chama Ecomagination(www.ecomagination.com) e tem uma divisao especializada em tratamento de agua (www.gewater.com). Outro que vem investindo nisso e' Al Gore (ex-vice do presidente Clinton)atraves de um Hedge Fund chamado Generation Investment Management.

Anônimo disse...

Ao abrir contas em bancos/corretoras americas deve-se ter em mente algumas consideracoes fiscais. Alem de declaracoes para a Receita Federal brasileira, existem tambem exigencias de comunicacao ao BACEN, que costumam ser atualizadas a cada dois anos. Tambem existe um imposto de 30%sobre dividendos que e' retido pelo banco americano e recolhido junto ao governo americano. Acho que existem maneiras de se evitar este imposto (como vender a acao antes da data ex e recomprar no pregao seguinte) mas isso pode ser entendido como "wash sales" (operacoes que visam somente gerar beneficio fiscal). Como dizem as propagandas de produtos financeiros nos EUA: FOR MORE INFORMATION ASK YOUR FINANCIAL ADVISOR!!