quarta-feira, 16 de maio de 2007

ON versus PN

No capítulo 11 do nosso livro, eu previ a dominância das ações ON sobre as ações PN.

Três anos depois, vamos reexaminar os acontecimentos:

• Petrobrás e Vale, ações de maior peso na Bovespa, continuam a negociar as ações ON com valores 10% acima das ações PN.

• Vivo ON, Brasil Telecom Participações ON e Telemar ON são cotadas na Bolsa com quase 100% de prêmio sobre as respectivas ações PN.

Eu troquei 200 (lotes de mil) Ambev PN a R$ 720 por 240 Ambev ON a R$ 600 em junho de 2005. Agora com os preços de ON e PN quase iguais, ganhei 20% a mais com a arbitragem.

Ultimamente, todos os lançamentos de ações (IPO – Initial Public Offering) são em ON (e por unidade, não por lote de mil). Assim a vida de investidor fica mais simples.

Quando escrevi o capítulo sobre ON versus PN em 2004, eu tive a idéia de lançar um fundo mútuo denominado “Fundo de Investimento ON”. Se tivesse sido lançado, teria sido um grande sucesso.

Enviado por John Tong

6 comentários:

Anônimo disse...

As ações ON que voce citou, Vivo, Brt e Telemar, que valorizaram em relação à PN. A razão não é o controle sobre a gestão da empresa ? Estas empresas estão sempre na lista de possíveis aquisições. Existe alguma razão para a ON valorizar mais que a PN que não seja o controle ?

John Tong disse...

Fabio, sim, você está correto, a razão principal do premio das ON é o direito de voto, que em situações de aquisição valorizam-se mais ainda. Somado a este fato do controle, um outro fator de valorização das ON nos últimos anos foi o próprio aumento da liquidez deste tipo de ações. No passado, as ações do tipo PN ou PP, na maioria dos casos, valiam mais que as ON por que tinham muito mais liquidez. Hoje em dia os dois fatores funcionam a favor das ON porque existem muito mais fusões que antigamente e a liquidez deste tipo de papel aumentou muito também.
John Tong

Anônimo disse...

Aonde encontro o livro mencionado ?

John Tong disse...

Liliana, o livro se chama "3 gerações nas bolsas de valores"
a editora é Editora AGE ltda. O web site é: www.editoraage.com.br

Anônimo disse...

Outro fator para valorizacao de ON vs PN e' quando as empresas emitem ADRs. A definicao de acao preferencial e' diferente nos EUA, onde as Preffered Shares sao uma fracao minima do capital social e tratados quase como divida para fins de analise de estrutura de capital. Desconfio que a emissao de ADRs foi fundamental para a inversao de valor das ONs e PNs de diversas empresas brasileiras.

Unknown disse...

Como o sr. avalia as ações ON da Gerdau, que parecem fugir a esta regra e negociam com aprox. 20% de desconto em relação às PNs?

Agradeço o comentário.
Fábio