segunda-feira, 2 de julho de 2007

Dilema

Quando o mercado sobe para um nível que você acha insustentável, você “take profit”, vende metade do portfólio, e rende juros com o cash. Bem feito! Você espera a baixa do mercado para comprar mais ações mais baratas. Mas quando o mercado baixa, a outra metade que você segurou também baixa. Aí você fica com aquela agonia que tanto eu quanto você conhecemos.
A agonia faz parte do negócio. Você pergunta para si por que não vendeu tudo. E se tivesse vendido tudo e o mercado continuasse subindo? A agonia seria maior.
Agora, o mercado de fato baixou. Você quer recomprar com o cash que tem na mão. Qual é o momento de recomprar? Nada garante que o mercado vai parar de baixar após a sua recompra. Se você sempre comprasse no “bottom” e vendesse no topo, ficaria com toda a riqueza do mundo. Assim a vida não teria nenhuma graça!

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá sr Tong,
encontro-me neste dilema há 4 meses. Tinha meu dinheiro há 2 anos em um fundo de ações e, como gostaria de aprender a operar com ações, vendi todas as cotas (por achar que o mercado estava mto aquecido). Só que continuou subindo... Já fiz algumas operações, mas todo dia penso nesse dilema. Hoje mesmo deixei de operar por isso.
Gostaria de sugerir um post no seu blog. Como se calcular o valor de uma ação de uma empresa para saber se uma empresa está sub ou sobre avaliada.
Abraço.

John Tong disse...

Prezado Bernardo,
Obrigado pelo seu comentário e sugestão de artigo sobre ações sub e sobre avaliadas. Escreverei em breve sobre o assunto.

Anônimo disse...

O sr. tem razão quanto a esse dilema, mas é melhor garantir parte do lucro. A sensação de tomar uma desvalorização em cheio em 100% da posição é muito, muito ruim. É o que faz a pessoa não voltar a bolsa tão cedo.Mas o que o sr. acha da expressão: "Let the profits run and cut the losses short"
parabéns pelo Blog

Cartorio Postal Suzano disse...

Boa tarde Sr Tong,acabo de conhecer seu blog.parabens.
realmente,esse e um dilema,mas lembramos que o ser humano e ganancioso por natureza,tem que se policiar.Eu acredito nas metas,objetivos.Qdo compro o lete de u ma empresa,eu coloco um abjetivo,quero ganhar 20 % ,por exemplo,chegou nisso ,vendo e parto pra outra.
abracos