segunda-feira, 22 de outubro de 2007

O dólar que ninguém quer

Um euro já compra 1,42 dólares, um novo recorde. Um dólar canadense está ao par com o dólar americano. Uma libra esterlina vale 2 dólares. Um dólar australiano vale 0,90 dólar, um recorde histórico. Ninguém quer mais dólar!
Uma caricatura mostra um mendigo sentado na rua, com um chapéu na frente e uma placa escrita : “não aceito dólar”.
Irã já pediu para o Japão, pagamento em yen pela importação de petróleo (como resposta retaliatória contra medidas coercitivas americanas contra o programa nuclear iraniano).
Em Dallas, Texas, (cidade que é ponto de convergência e de conexões das linhas aéreas americanas), o peso mexicano é aceito nas lojas e supermercados.
A enorme reserva da China não está mais 100% em US$ Treasury Bond. Ele se diversifica em eurobond, japonese bond, apesar de juros mais modestos.
Ninguém sabe para onde vai o dólar. Mas uma coisa é certa. Se os Estados Unidos continuar gerando déficits pela ocupação do Iraque, importar mais do que exportar, default de subprime loan e mais a perda de confiança no governo, o dólar pode continuar o seu declínio em relação às moedas do mundo (inclusive o real).
Talvez a perspectiva de derrota do Partido Republicano para o Partido Democrata (Hillary Clinton?) na próxima eleição presidencial pode estancar a queda do dólar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Os EUA estão exportando sua inflação pela abundancia de dolares. concordo, vai continuar caido.