segunda-feira, 7 de abril de 2008

Superfundo para o Brasil

A aprovação da Instrução 465 da CVM, que permite a aplicação de até 100% do patrimônio no exterior em fundos voltados para investidores super qualificados – investimento acima de R$ 1 milhão – já está atraindo o interesse de alguns gestores estrangeiros que se preparam para oferecer seus produtos no Brasil.
É o caso da austríaca Superfund, que possui US$ 1.6 bilhão sob sua gestão, e investe no mercado futuro de commodities, agrícolas e metálicas, e em ativos financeiros como moedas, juros, bônus e índices de ações.
Segundo o representante da gestora no Brasil, Lance Reinhardt, há interesse em estabelecer parceria com os principais bancos brasileiros para distribuição de seus fundos para os investidores brasileiros.
Reinhardt acredita que os preços das commodities devem continuar com tendência de alta nos próximos 10 anos. Os mercados geralmente têm ciclos de 20 anos, em que ora o mercado de ações está aquecido e o de commodities está mais fraco e vice-versa. Desde 2003 os preços das commodities estão com tendência de alta, desfrutando da liquidez do mercado e da demanda aquecida (leia-se China).
Ele afirma que a inflação americana deve aumentar, pressionada pela elevação do preço do petróleo e pela queda da taxa de juros. (Ele recomenda a compra de ouro). Porém o aprofundamento da recessão americana vai depender da eleição presidencial. Se os republicanos vencerem, é provável que os Estados Unidos declinem para uma significativa recessão. Já se os democratas forem eleitos e reestruturarem os gastos federais (Hillary Clinton quer parar a guerra do Iraque) a economia deverá se recuperar no médio prazo.

Nenhum comentário: