terça-feira, 26 de agosto de 2008

Empréstimo para comprar ações

Diversas corretoras oferecem empréstimo para a compra de ações. Essa conta margem (margin account) financia o investidor (especulador) na compra de ações de primeira linha da Bovespa de até 30% do valor de sua carteira composta por ações do Ibovespa. “A alavancagem pode ser uma possibilidade para antecipar essas operações e ampliar os ganhos.”, afirma o diretor de produtos de uma corretora.
E se a bolsa continuar caindo?
O especulador sofre duplamente. Além de perder dinheiro na queda, ele paga juros. A bolsa pode se recuperar; o juro não. A taxa de juro cobrada na conta margem é de 3,5% ou 4% ao mês (51% ou 60% ao ano, juro composto). Não consigo imaginar ganhar na alavancagem com essas taxas de juro, ou qualquer taxa de juro. Quem ganha juro é o banco, ou neste caso, a corretora financiadora. O juro é um one-way street, o caminho sem retorno.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr. Tong

Acredito que o emprestimo de ações seja uma estratégia para operar vendido, ou seja vender as ações antes de compra-las esperando que elas caiam e depois compra-las a um valor mais baixo. Algo semelhante as travas com opções. Nesse caso quanto mais a bolsa cair, mas se ganha.

Rafael Delgado