terça-feira, 2 de setembro de 2008

From Russia with Love

No meu artigo sobre “Mexico Fund”, apostei que após o México e o Brasil conseguirem Investment Grade, os próximos certificados devem chegar à Europa Oriental. Portanto, recomendo S&P Emerging Europe SPDR ETF (AMEX: GUR) que investe nos índices de República Tcheca, Hungria, Polônia, Turquia e Rússia.
Um Communiqué (15/06/08) também recomenda Europa Emergente, com suas reformas free market, privatizações, forte sentimento de consumo, crescimento do comércio com a Ásia e renda crescente. O investimento nesta área deve superar o da China e Ásia para os próximos anos.
Recomenda-se U.S. Global Accolade Eastern Europe Fund (EUROX) com uma ampla diversificação setorial e geográfica:

Rússia – 59,41%
Turquia – 13,19%
Cazaquistão – 6,05%
Hungria – 5,01%
Rep. Tcheca – 3,35%
Polônia – 2,70%
Chipre – 1,73%
Na Rússia, o GPD cresceu na média de 7,5% ao ano, por 8 anos consecutivos. As dívidas pesadas do país foram substituídas pelo fundo de estabilização de $ 150 bilhões de dólares. Superávit de comércio atingiu $ 72,5 bilhões de dólares. O benchmark RTS Stock Index subiu 1.922 % desde 2000.
Mesmo assim, as ações ainda são consideradas baratas, com P/L de 9, comparado com P/L de 14 das ações da América Latina, P/L de 15 da Ásia e P/L de 20 dos Estados Unidos.
Anos atrás fiz um cruzeiro de Londres para Copenhagen. Quando o navio chegou a St. Petersburg mandei um fax com 4 palavras para os meus filhos: “From Rússia with Love”. Fiquei encantado com a paisagem, o povo, pobre, mas livre. A visita ao Museu Hermitage foi uma grande alegria. As seis pinturas de Rembrandt nunca foram exibidas em qualquer outro museu do mundo.
A boa impressão de um país estimula um estudo mais profundo sobre sua cultura e economia, até o ponto de pensar em alocar um percentual dos meus recursos para investir naquele país.
A Rússia abriu meus olhos, estou pensando em abrir o bolso.

Um comentário:

bbsc disse...

Olá! Achei muito interessante o post sobre o mercado acionário russo. Vejo tb um potencial de valorização por ter um baixo P/L entre os BRIC. Além disso, tomando como referência de moeda EUR e USD, o rublo é uma moeda "defasada" em relação ao Real. 1 real=12,45 rublos ; 1 real=3,23 yuan ; 1 real= 23,07 rupia; E isso pode favorecer relativamente uma compra de maior número de ações, caso o câmbio dos BRIC no futuro se estabilize de acordo com o potencial das economias. Do ponto de vista contábil, tive dificuldade de avaliar dados, pois estou muito acostumado com análise de balanços das empresas da Bovespa, onde sei onde acho cada informação necessária. Por exemplo, tive dificuldade de achar o n de ações totais da Gazprom, bem como PL, Capital de Giro líquido, liquidez corrente... Tb não sei quais corretoras russas entrar em contato, quais taxas de corretagens cobradas por lá, se tem taxa de custódia...
por aqui opero pela corretora Ativatrade, gosto de fazer hedge com mini-índice, opções, e operações especulativas com travas e long-short. Para operações especulativas, reservo um percentual do capital. Mas nos níveis atuais de mercado, acho muito interessante aproveitar oportunidades e aumentar participação nas empresas pra longo prazo. Estou começando a estudar o mercado russo e tentando encontar subavaliações do Sr. Mercado por lá para seguir o buy and hold nesses patamares atraentes. Se o sr. quiser podemos trocar idéias acerca do MICEX e RTS. Forte Abraço!
breno_845@hotmail.com