terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Circuit Breaker

No dia 6 de outubro de 2008, a Bovespa caiu violentamente, acionando o “circuit breaker”. Trata-se de um mecanismo de interrupção do pregão que é acionado quando a Bovespa tem oscilação extremamente acentuada. Na primeira vez, é acionado após uma queda de 10%, com uma parada de meia hora. Na segunda vez, no mesmo dia, é acionado se o índice cair 15%, com interrupção de uma hora.
Neste dia de pânico, a Bovespa caiu 10% para 40.378 pontos, às 10h 18m, acionando o circuit breaker. A Bovespa parou por 30 minutos. Após a reabertura, a queda continuou até atingir 15,5%, o que acionou o segundo circuit breaker do dia, às 11h 44m. Após a reabertura, uma hora depois, a bolsa recuperou-se, fechando a 42.100 pontos, com queda de 5,43% no dia.
Não gosto de ler o jornal ou assistir ao Bloomberg quando a bolsa está em queda. Não tenho nenhum prazer em escrever artigos para o blog sobre o pessimismo mundial, muito menos sobre circuit breaker na nossa bolsa. Tenho obrigação de informar aos meus leitores sobre o circuit breaker, mesmo sendo extremamente desagradável. Ainda bem que isso só aconteceu uma vez em 10 anos (o último tinha sido em 10 de setembro de 1998, com a quebra do gigantesco hedge fund LCTM).
Vamos rezar para que isso não aconteça nunca mais. Por curiosidade perguntei ao meu corretor se o circuit breaker é acionado quando a bolsa sobe 10%. A resposta é não (no dia 25/10/2008 a Bovespa subiu 13,42%).
Afinal de contas, para que o circuit breaker? É para que os especuladores e investidores possam pensar, refletir e respirar e se acalmar diante de um cenário de pânico.

Nenhum comentário: