terça-feira, 13 de janeiro de 2009

“Looking forward”

Tomando o café da manhã, a primeira cotação que eu procuro na Bloomberg, na TV, é a do petróleo. Se o preço do petróleo cai, as outras commodities, cereais e metais, seguem a queda. Como o dólar compra mais petróleo e outras commodities, o dólar vale mais e tem maior poder aquisitivo. Por extensão, se o dólar fica forte contra as outras moedas, euro, libra, real, etc. o dia já não será tão bom para as ADRs dos papéis brasileiros.
A segunda observação é o preço de T- Bond 10 anos. Se o T – Bond subir, Wall Street provavelmente venderá ações e colocará cash no T – Bond. Inversamente, se o T- Bond cair, o mercado estará juntando cash para comprar ações.
A terceira indicação são os índices futuros: Dow, SP e Nasdaq. Se os futuros subirem, o mercado americano tem boas chances de abrir em alta. E a Bovespa vai de carona (A Bovespa abre antes do mercado americano).
Quando encerra o pregão americano, os índices futuros já indicam o tom do dia seguinte. Mas muitas vezes, as notícias e eventos do mundo que ocorrem durante a noite e no fim de semana mudam a tonalidade do mercado. Os índices futuros sempre refletem o mercado do próximo pregão.
Seguir estes indicativos de mercado pode ocupar uma boa parte do meu tempo. Não posso reclamar porque esta é a minha profissão. Imagine o investidor - especulador de ouro, que quer queira quer não, acompanha a cotação 24 horas por dia, ao redor do mundo.

Nenhum comentário: