terça-feira, 2 de junho de 2009

“Voucher”

Para combater a recessão global, os governos da Ásia estão distribuindo “vouchers” à população para estimular o consumo. O “voucher” vale como dinheiro, como o nosso “vale refeição”, que o povo pode gastar em compras, em restaurantes.
Hangzhou, Nanjing, Ningbo e outras cidades da China estão dando cupons de até 30 dólares para os cidadãos locais. Tailândia está mandando cheques equivalentes $58 para mais do que 10 milhões de trabalhadores de baixa renda. Japão distribuiu $130 – $200 a cada cidadão totalizando $20 bilhões.
Em Taiwan, o programa de $2,5 bilhões oferece “voucher” de $108 para 23 milhões de residentes da ilha que pode ser gasto como “cash”, porém tem que ser gasto até o final do ano.
Tradicionalmente, os governos da Ásia incentivam o povo a poupar ao invés de consumir. Desta vez os governos fizeram exatamente o contrário. Dançar conforme a música!
Estas medidas não vão mudar o hábito do povo asiático de poupar em vez de consumir. Mas os economistas acham que a generosidade dos governos deve produzir alguns efeitos. Embora as medidas temporárias não criem prosperidade, pelo menos podem retardar a recessão, aguardando a tempestade passar nos Estados Unidos e na Europa.

Nenhum comentário: