terça-feira, 22 de setembro de 2009

Lições de Investimento

Nos últimos meses, TV, jornais e revistas do mundo inteiro noticiaram o caso Bernie Madoff, um administrador de fundos que logrou US$ 65 bilhões de investidores, aposentados e fundos de caridade num período de 20 anos. Ele foi condenado à penalidade máxima de 150 anos de cadeia.

Mark Skousen, conselheiro de Wall Street, oferece as seguintes lições de investimento:
· Não entregue o seu dinheiro a um administrador de fundo que promete enorme retorno todos os anos, que insiste em sempre ganhar do mercado.
· Procure saber se ele tem auditor confiável e independente.
· Estude os “extratos” mensais para ver se constam todas as ações, debêntures, fundos mútuos, cash que você sabe que tem (no Brasil, a CBLC, Cia Brasileira de Liquidação e Custódia, manda para o investidor um extrato mensal de custódia que descreve também os proventos em dinheiro, creditados e provisionados).

Em síntese:
1. Administrar você mesmo o seu dinheiro
2. Escolher seu corretor; decidir quais ações comprar e vender
3. Fundos mútuos: investir em fundos mútuos que são negociados na bolsa, publicamente
4. Diversificar. “Don’t put all your eggs in one basket”. Empresários sempre se concentram num ramo de negócio específico. Mas quando se aposentam ou ficam ricos, eles diversificam em ações, debêntures, imóveis, ouro, etc.

Não se iluda que a SEC (Security Exchange Comission), dos Estados Unidos, protege o público investidor de decepções, escândalos e fraudes. E, no Brasil, você é protegido pela CVM e pelo governo? Não conte com isso, especialmente quando se tratar de IPO (Initial Public Offering).

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom post, sr.Tong!

Desculpe-me estar me comunicando com o senhor via comentário, mas não achei outra forma.

Eu vim da China - "minha segunda casa" - há duas semanas, onde passei 1 ano e meio.
Agora que estou da volta, estou começando a investir na bolsa de São Paulo, mas sinto que preciso conversar com alguém mais experiente deste ramo.

Caso o senhor se interesse em trocar palavras, por favor me mande um e-mail. O meu é danteamk@hotmail.com

Muito obrigado pela atenção!