terça-feira, 13 de outubro de 2009

Marcas e Patentes

Se o valor do ativo tangível de uma companhia (fábrica, etc.) é baixo comparado ao seu valor de mercado, seu “ratio” preço/book value seria alto. Essa discrepância poderia ser devido aos ativos intangíveis.
Por exemplo:

COMPANHIA – PREÇO (8/5/09) - PREÇO/BOOK

Colgate – 62.16 – 17.6
Avon – 22.94 – 14.5
Altria – 17.13 – 12.5
Kellog – 42.79 – 11.3

Não se assuste com os preços destas ações, cotadas mais de 10 vezes os seus valores contábeis. Pode ser que o preço não esteja alto. E o book value é que está baixo. Book value representa o custo histórico dos ativos da companhia, mas não representa o valor verdadeiro. O valor escondido ou intangível está nas marcas e patentes.
Coca-cola, a marca nº 1 do mundo, tem um valor intangível incalculável. A velha piada diz: “na corrida para chegar à lua, se os russos chegarem primeiro, vão pintar a lua de vermelho; se os americanos chegarem primeiro, vão pintar a lua de Coca-cola”.
Focar nas companhias com patentes promissoras é outra maneira de achar o valor intangível. Desde 1993, a IBM ganhou $ 10 bilhões com “patent royalties”, monetarizando as inovações. A consultoria Ocean Tomo procurou outros candidatos com potencial de monetarizar o valor de patentes, e listou as seguintes empresas como promissoras: Cardinal Health, General Eletric, Honeywell International, Royal Dutch Shell e Texas Instruments.
Quais são as empresas brasileiras que têm marcas de destaque e/ou possuem patentes para faturar em cima das inovações?

2 comentários:

Giovani disse...

Olá!

Patentes no Brasil são poucas. Mas tem uma empresa que costuma focar em patentes na área dela, a Braskem. Eu gosto muito da política dela nesse aspecto. Pena que o monopólio da Petrobrás sobre o Nafta acabe prejudicando tanto a Braskem que na hora de juntar tudo, fica questionável se o investimento na ação vale a pena.

Outra patenteadora é a própria Petrobras. Mas considerando o patrimonio da empresa, eu acho baixo o numero de patentes (maior patrimonio, mais recursos pra investir, logo poucas patentes indica pouco investimento nisso).

Tem outras empresas também. Seria interessante um levantamento de número de patentes por empresa para as empresas de capital aberto brasileiras. Isso daria um panorama interessante da inovação nas empresas nacionais de capital aberto!

Surfmao disse...

Acho que alem da petrobras, a Fibria e Dedini.