segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

New Oriental Education

A América é sempre vista como “the land of opportunity”, onde um jovem pode começar com nada, mas com trabalho e dedicação, pode subir na vida e na sociedade de acordo com sua capacidade e ambição. “The American Dream”.
Agora na sociedade chinesa já existe “The Chinese Dream”. A meta dos jovens é: “get educated, get a job, and get rich”. Para atingir essa meta, o percurso é: proficiência em inglês, um diploma universitário, MBA e Ph.D. no exterior.
Para atender a demanda por high education, já surgiram empresários com visão nesta área específica. A empresa, New Oriental Education (NYSE: EDU) é líder na educação privada na China.
O sistema de educação na China requer que os estudantes passem por diversos exames padronizados. A New Oriental prepara-os com cursinhos, aulas de inglês, etc. Para ser admitido em uma universidade de prestígio, o estudante tem que obter uma nota alta num exame padronizado chamado “gaokao” – o exame determinante da vida - que não somente determina a carreira, mas também o salário e o padrão de vida de toda a família.
O mercado é enorme. Os estudantes começam a ser preparados desde os 5 anos de idade; o número de estudantes atingiu 1,3 milhões; o faturamento é estimado em $ 10 bilhões. As aulas começam em Beijing e Shanghai e estendem-se pelo interior do país. Os cursos se expandem para o treinamento profissional: civil service, certified public accountant (CPA) e advocacia.
Os pais e avos só pensam na carreira da criança; juntam as poupanças para garantir o futuro do herdeiro.
No 3° trimestre, o faturamento subiu 47%, o lucro 32%, e o ganho sobre NAV, 17%. A ação (EDU, NYSE), subiu 250% desde 2006, enquanto S&P 500, no mesmo período, subiu 0%.
Não consigo descobrir uma empresa brasileira equivalente à EDU, que atue nesta área. São poucos os jovens que enriquecem jogando futebol. Para a maioria que quer subir na vida, o caminho é a educação, o diploma universitário, o MBA e o Ph.D. Alguém vai organizar uma empresa como a EDU e fazer IPO na bolsa?
“The Brazilian Dream”?

2 comentários:

Gilson disse...

Acho interessante o fato de se observar nas "sociedades" americanas e chinesa (agora) uma "meta" a ser alcançada pelos jovens. E no Brasil, o que o Sr. acha? Falta criar esse tipo de cultura?

Anônimo disse...

Acho que existem empresas de educação no Brasil tentando copiar este modelo como a Estácio de Sá e a Kroton, que já fizeram IPO se não me engano...