terça-feira, 1 de junho de 2010

Aposta nas ações ON

Nas bolsas americanas e européias, os investidores e corretores desconhecem as ações preferenciais que no Brasil coexistem com as ações ordinárias. No Brasil, nos últimos anos, as ações lançadas (IPO) são todas ON, com direito a voto.
Minha carteira é composta principalmente de ações ON. Veja os acontecimentos no passado e as perspectivas futuras:

Ações (Bovespa) / Acontecimento e Perspectivas

White Martins ON e Vidraria Sta Marina ON / fecharam o capital e reembolsaram os acionistas com ágio

Suzano Petroquímica PN / em julho de 2007 a empresa vendeu o controle e concedeu tag along para as ações PN. O papel subiu 68% (de 5,30 para 8,90)

Vivo ON / em 11 de maio de 2010, a Telefonica da Espanha fez oferta para a compra do controle de Portugal Telecom. O papel subiu 33%

Ambev ON, Telesp ON e Braskem ON/ atualmente com deságio de 13,5% a 15% em relação à PN

Souza Cruz ON / um dia pode fechar o capital e remunerar os acionistas minoritários com um bom preço

Há anos eu tenho a idéia de lançar um fundo mútuo denominado Fundo ON, com um mínimo de 80% da carteira aplicado em ações ON e 20% em ações PN. Mas algumas ações que eu gosto não são negociadas em ON ou as ações ON não tem liquidez. Quem sabe um dia alguém vai montar um Fundo ON e me convidar para ser conselheiro.

Nenhum comentário: