terça-feira, 8 de junho de 2010

Investir em apartamento?

Anos atrás visitei meu cunhado que se aposentou em St. Petersburg, Flórida. O apartamento dele fica perto da praia, localizado num condomínio com piscina, quadras de tênis, golfe e guardas de segurança. Ele me mostrou um apartamento que estava à venda no condomínio. O ambiente era convidativo e o preço razoável.
Quando voltei para o Brasil, telefonei para uma amiga que tem uma casa em Miami. Ela me desaconselhou resolutamente:
“Tong, não faça isso! Eu passo duas semanas de férias na minha casa em Miami todos os anos. Quando chego lá o ar condicionado não está funcionando após ficar mais de um ano sem uso. Quando consigo mandar consertar já está na hora de ir embora. E tem as despesas de condomínio, telefone, água, luz, segurança e impostos. Mas o pior de tudo é que eu crio para mim uma obrigação de ir lá todos os anos, sem poder visitar outros lugares do mundo”.
Imediatamente liguei para o meu cunhado desistindo da idéia de comprar um apartamento em St. Petersburg.
Mas anos depois, caio numa outra armadilha. Comprei um apartamento no bairro Belo Vista, em Porto Alegre, numa zona nobre, em frente a uma praça, com árvores e flores.
Moro na minha casa, na Vila Assunção, com vista para o Rio Guaíba. Mas comprei o apartamento como investimento, ou como diversificação de investimento. Nunca morei naquele apartamento. Mas todos os meses tinha pagamentos de condomínio, água, luz, telefone, tv, etc. Anualmente as despesas somavam US$ 10 mil, inclusive o IPTU.
Após seis anos vendi o apartamento sem grande prejuízo, se não considerar a correção monetária do período. Pior ainda se tivesse colocado o dinheiro em ações da Bovespa, o prejuízo do custo de oportunidade teria sido incalculável. Na vida a gente tem o direito de fazer besteira de vez em quando.

Um comentário:

Gustavo Bandeira disse...

"Pior ainda se tivesse colocado o dinheiro em ações da Bovespa"

Como assim? Investir na bolsa não é lucrativo ou investir em ações do Ibovespa não é lucrativo?

PS:.Meu pai nasceu no mesmo ano que você. =)