terça-feira, 29 de junho de 2010

As opções de investimento na China

Um investidor americano, além de investir em ações de seu país, em imóveis, em poupança ou em papéis do U.S. Treasury, pode escolher ações internacionais, ouro, debêntures municipais, e até investimento em outras moedas.
Na China, o menu de investimento é mais limitado. O regulamento financeiro restringe os investimentos do cidadão pessoa física, em três áreas: poupança, propriedade e ações domésticas.
Poupança: rendimento menor do que a taxa de inflação estimada em 3,4% para 2010, portanto, negativo.
Propriedade: investimento pode virar bolha quando os recentes cortes de empréstimos hipotecários resfriarem o mercado. Citibank e BNP Paribas prevêem uma queda de 20% njos preços das casas em 2010 (o preço médio de um apartamento em Shanghai subiu 300% nos últimos 5 anos).
Ações: CITIC Securities, a maior corretora da China, prevê que U$ 59 bilhões, um terço do volume das transações imobiliárias nas 35 maiores cidades em 2009, podem ser dirigidos para o mercado de ações.
A bolsa de Shanghai já devolveu todos os ganhos dos últimos doze meses, e pode cair mais um pouco até o final do ano. Apesar da queda o índice de Shanghai ainda está negociando a um preço 15,6 vezes de lucro estimado. Mas os investidores chineses não têm outra saída diante dos cenários de poupança e propriedade descritos acima.

Nenhum comentário: