terça-feira, 22 de junho de 2010

O Governo compra ações?

Roger Farmer, um economista da Universidade da Califórnia, no seu livro “How the Economy works: confidence, crashes and self-fulfilling prophecies” sugere que o governo deve comprar ações em uma escala massiva quando ocorre uma grande queda no mercado, a fim de restabelecer a confiança pública e prevenir uma forte recessão econômica.
Ele explica porque o desemprego persistente se perpetua. Os empregadores não oferecem empregos quando não existe demanda na economia; e haverá demanda se todo mundo tiver emprego. A melhor maneira de sustentar o equilíbrio de baixo - desemprego é fazer com que o Federal Reserve compre SP 500 Stock Índex no mercado futuro.
“A única coisa que mantém a economia nos trilhos é a confiança coletiva de milhões de investidores de que a economia é sólida”, escreveu o autor. “Investidores são, às vezes, como os búfalos pastando perto de um precipício. Quando a corrida ocorre na direção errada, é difícil de parar o movimento.”
Farmer sugere que o FED deve anunciar um preço alvo para o índice SP 500 e se comprometer a comprar ações de fundo de índice até atingir a meta. Se os preços do índice exceder a meta, o FED deve vender para acalmar o mercado.
Keynes, no seu túmulo, nunca imaginou que o keynesianismo poderia chegar a este ponto. Sonho ou realidade?
Bloomberg Businessweek descreveu algumas evidências de que uma entidade governamental já estava e está comprando ações para sustentar o mercado:
1989: ex - governador do Federal Reserve, Robert Heller fez uma palestra em San Francisco dizendo que para estabilizar as ações o FED poderia comprar SP 500 Stock Índex no mercado de futuros. Ele falou hipoteticamente.
2001: George Stephanopoulos, ex - colaborador do governo Clinton falou no Good Morning America sobre um plano de socorro do governo se o mercado começasse a cair violentamente
2010: Charles Biderman, CEO da TrimTabs Investment Research, especulou que a compra de ações (ou índices) pelo FED e outras entidades do governo causou a forte recuperação do mercado a partir de março de 2009, porém com a ressalva “não temos como provar isso.”
O Banco Central do Brasil mexe com o câmbio a toda hora para equilibrar a taxa do dólar/real, mas o mercado nunca suspeitou que o Banco Central manipula também a bolsa. Só me lembro que em outubro de 2008, quando a Bovespa caiu vertiginosamente, CVM e Bovespa inventaram o “circuit breaker” – a bolsa pára de negociar quando a queda atinge 10% num dia.
Laissez - faire puro não existe em nenhum país do mundo. Afinal de contas, governo é para governar.

Nenhum comentário: