terça-feira, 14 de setembro de 2010

Realizar lucro e prejuízo

Investidores (e especuladores) sempre são rápidos em realizar lucros. “Nunca se machuca realizando lucro”, exceto quando o papel continua subindo após a venda. Não adianta chorar. Minha filosofia é que você nunca vai conseguir vender no topo. Desde que você esteja satisfeito com o lucro, venda. Se subir mais, deixe os outros ganharem um pouco.
A decisão de realizar prejuízo, porém, é bem mais difícil e angustiante. Tentar evitar prejuízo pode acabar levando a prejuízo maior mais adiante. O conselho das corretoras é limitar o prejuízo colocando um “stop loss” de 25% abaixo do preço de compra. Quando se compra uma ação a R$ 40, é dada uma ordem de venda quando o papel cair para R$ 30, limitando o prejuízo em 25%. Mas, muitas vezes, após sua venda desastrosa, o papel se recupera. Aí você chora mais alto, e bate sua cabeça na parede!
Eu, como investidor, não uso a tática do “stop loss”. Antes de comprar uma ação, estudo bem os fundamentos: o ramo do negócio, preço/lucro, política monetária do governo, etc. Uma vez comprada, deixo a ação no meu portfólio indefinidamente (como faz Warren Buffet).
No meu próximo artigo, vou contar uma estória sobre a Jereissati S. A. (MLFT4), antigamente denominada La Fonte Participações, que segurei por mais de 10 anos, passando pelas mudanças da nossa moeda nacional: cruzeiro, cruzado e real, sem nunca ter colocado uma ordem de “stop loss”.

Nenhum comentário: