terça-feira, 9 de novembro de 2010

AMBEV – split 5 X 1

AMBEV anunciou, na AGE de 17/12/2010, que vai “deliberar sobre proposta de desdobramento das ações de emissão da companhia por meio do qual cada ação ordinária e cada ação preferencial de emissão da companhia passará a ser representada por 5 ações ordinárias e 5 ações preferenciais, respectivamente, após o desdobramento, sem qualquer alteração do montante financeiro do capital social da companhia.”

Conforme proposta da Administração “... as ações decorrentes do desdobramento serão da mesma espécie e conferirão aos seus titulares – incluindo detentores de American Depositary Receipts (ADRs) negociados na NYSE – os mesmos direitos das ações que já possuíam, inclusive dividendos, juros sobre capital próprio e eventuais remunerações de capital que vierem a ser aprovados pela companhia”.

Em linguagem mais simples: AMBEV vai fazer um “split” das suas ações na proporção de 5 X 1, inclusive as ADRs.

Segundo a empresa: “o desdobramento de ações ora proposto tem como objetivo o reposicionamento de preços das ações da companhia no mercado de forma a manter a atratividade das ações da companhia para investidores, além de potencialmente aumentar a liquidez das ações no mercado”.

As minhas observações:

a) os preços atuais da AMBEV, ON, PN, e ADRs são cotadas em 3 dígitos. Os preços após o “split” ficarão mais acessíveis para os investidores
b) a medida favorece mais as ações ON. A discrepância de preços entre ON e PN é supostamente devido à menor liquidez da ON comparada com a PN
c) no caso de Vale e Petrobrás, os preços ON superam a PN em mais de 10%. Porque a ON de AMBEV tem que sofrer um deságio de 17% em relação à PN?
d) AMBEV divulgou um aumento de lucro de 47% no 3º trimestre, comparado com o mesmo trimestre do ano passado
e) para mim, AMBEV e Souza Cruz, os dois papéis de vício, são as melhores ações do nosso mercado. Um dia, estas duas companhias poderão fazer um acordo de “strategic marketing” e distribuir os seus produtos juntos nas mesmas caminhonetes, traçando os mesmos roteiros, para os mesmos clientes, as bodegas, bares e mercearias em todo o território nacional.

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