terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cenário Internacional (I)

U.S.A.
Ben Bernanke comentou que os esforços do Federal Reserve para bombear dinheiro na economia é parcialmente responsável pela alta no mercado de ações. A política de injetar liquidez na economia pela compra adicional de 600 bilhões de debêntures do Tesouro é conhecido no mercado como QE2 – Quantitative Easing 2, em contraste com QE1, em março de 2009, quando iniciou a recuperação da bolsa de um nível desastroso.

Alguns analistas criticam que enquanto QE1 e QE2 fazem milagres no mercado de ações, o impacto sobre o GDP e o nível de emprego é apenas anêmico.

Bernanke testemunhou na semana passada perante o Comitê de Orçamento do Senado que a economia americana será “moderadamente mais forte em 2011 do que em 2010”. “A expectativa de crescimento será entre 3 a 4%. Sou mais otimista agora do que há 4 meses. Estamos no caminho certo”.


Europa
Ultimamente a mídia não vem divulgando muitas notícias sobre a Europa. “No news is good news!”

Irlanda, Portugal e Grécia estão fazendo um esforço para cortar o déficit do governo e equilibrar as contas, até com corte de salários e benefícios dos funcionários públicos.

Na Espanha, a procura dos investidores internacionais por debêntures soberanas foi o dobro da oferta. Um bom sinal de confiança.

Alemanha continua a ser a locomotiva da zona do euro, tanto na produção industrial quanto na exportação. França, Itália e outros seguem de carona, com crescimento moderado. O euro sobe para 1,33.

Nenhum comentário: