terça-feira, 28 de junho de 2011

Toalete Público

Anos atrás, antes de iniciar uma viagem de turismo no interior da Alemanha, fui a um toalete no aeroporto de Frankfurt. Antes de ter acesso ao toalete, tive que colocar uma moeda de um euro num aparelho. A porta se abriu e eu nunca vi um toalete tão limpo. O chão e as pias não estavam molhados; havia água quente e fria, toalhas e papel e de pano; ar condicionado com temperatura agradável. Valeu um euro!
No tour encontrei um casal chinês bem simpático. Ele era engenheiro da Siemens, e ela tinha PHD e MBA. Conversa vai, conversa bem, falamos sobre turismo no interior da China, sobre as belezas naturais que tínhamos visitado. A decepção, na China, foram os toaletes, que são sujos e desprezíveis. Daí surgiu, entre nós, a idéia de construir toaletes modernos nos lugares turísticos da China.
1) montar um protótipo de toalete, e avaliar o custo
2) selecionar os lugares: na Grande Muralha da China, ao longo da Rota da Seda, em toda a extensão do Yang-ze River (onde estavam construindo a maior hidrelétrica do mundo). Enfim, nos lugares de maior freqüência de turistas
3) calcular a tarifa (fee). Um euro ou um dólar é muito caro para os milhões de turistas chineses. Se for um renminbi o empreendimento sofrerá prejuízo e fechará as portas (existem lugares turísticos onde a entrada custa um renminbi para chineses e um dólar para estrangeiros)
4) discutir as idéias com o Ministério da Saúde do governo chinês. Parceria com o governo, 50% de investimento estatal, 50% de private equity?
5) divulgação: demonstrar o toalete moderno nos canais de TV
6) com o sucesso do empreendimento, cogita-se a eventual abertura de capital da empresa. Seria o primeiro IPO do ramo de toalete nas bolsas do mundo

O mercado é grande. Tem milhões de turistas e bilhões de chineses. Se alguém topar a idéia me procure que serei consultor voluntário.
(observação: a idéia também é válida para o Brasil)

2 comentários:

Vale disse...

Oi Vovo,

Gostei de idéia. Posso desenvolver o protótipo com voce, o que acha?

Bjo,
Vale

Vale disse...

Oi vovo,

Gostei de idéia. Posso desenvolver o protótipo pra vc. O que acha?

Bj