terça-feira, 5 de julho de 2011

ExxonMobil, Chevron e Petrobrás

ExxonMobil, a maior companhia do mundo (pelo valor de mercado) divulgou lucro de 11 bilhões no 1° trimestre de 2011, um aumento de 69% sobre o mesmo período de 2010. Mesmo assim, ela está negociando com P/L de 9,6 sobre o lucro projetado de 2011, comparando com P/L de 15,5, média dos últimos 23 anos.

Chevron, a segunda maior companhia petrolífera americana, está com P/L de 8,2, mesmo após o preço ter subido 14% este ano.

Os protestos e as revoluções no Oriente Médio e na África do Norte, combinados com as projeções de crescimento econômico americano (para 2012) mais rápido dos últimos sete anos, elevou em 35% os preços do petróleo no ano passado, atingindo US$ 104 por barril no dia 10 de maio. Com o preço da gasolina subindo 64% desde agosto de 2010, e a taxa de desemprego 1,1% abaixo da alta de 26 anos, atingida em 2009, os lucros da indústria petrolífera são visivelmente em escala ascendente.

Apesar da expectativa de que o Presidente Obama e os Democratas no Congresso acham que esse tamanho de lucro petrolífero justifica a abolição de “tax breaks” para as companhias de petróleo, a medida pode não passar pelo Congresso onde os Republicanos têm a maioria.

Os otimistas perguntam: “no nível de $100 por barril, porque as ações petrolíferas estão negociadas a preços relativamente baratos?” Os pessimistas respondem: “As projeções de lucro são demasiadamente otimistas. A última vez quando a projeção foi eufórica, em maio de 2008, os preços atingiram o topo e iniciaram uma queda de 54% com a recessão. O petróleo chegou ao preço de $147 por barril em julho de 2008 e levou um tombo de 78%, para $32 por barril em dezembro de 2008, seis meses antes do fim da recessão”.

Uns acham que o preço do petróleo não é sustentável no nível de $ 100, e as companhias petrolíferas serão sempre alvos de politicagem. Outros especulam que o aumento de demanda, principalmente da China, puxa o preço para cima. Disse Alan Gayle, estrategista de investimento: ”não vejo desaceleração na demanda. O setor de energia continua a ser um bom investimento de longo prazo. Se as ações caírem, compre!”

E a nossa Petrobrás? Esqueça ExxonMobile, Chevron, Royal Dutch ou British Petroleum. Compre e mantenha Petrobrás no seu portfólio de investimento de longo prazo. Brevemente você vai enxergar a luz no fim do túnel.

Nenhum comentário: