terça-feira, 12 de julho de 2011

O preço do ouro

Você fica preocupado com o fato de que o preço do ouro subiu 27% durante o ano de 2010? Isso significa inflação galopante, pânico na economia, instabilidade eterna no nosso mundo?

Um relatório divulgado em 19 de maio de 2011 pela World Gold Council demonstrou que a alta do ouro vem sendo impulsionada pela demanda extraordinária da Índia e da China, onde a prosperidade sustentada por milhões de pessoas impulsiona a compra de ouro em todas as formas, principalmente na forma de jóias.

O World Gold Council estima que os cidadãos da Índia possuem mais do que 18 mil toneladas de ouro (contra a reserva oficial de ouro dos Estados Unidos de 8.100 toneladas). No primeiro trimestre deste ano, eles compraram um adicional de 206 toneladas de jóias de ouro e 85 toneladas de ouro em forma de tijolo ou moeda. E o apetite da China está crescendo rapidamente, e logo ultrapassará a Índia.

Mas fora da China e da Índia a demanda pelo ouro no resto do mundo não é tão vibrante. A fuga global para o ouro como “hedge” contra o “Armageddon” não está sendo visualizada.

O presidente da China National Gold Group, a maior mina de ouro da China, prevê que o preço do ouro se manterá em alta em função da depreciação do dólar e dos riscos geopolíticos (protestos, revoltas e guerra civil no Oriente Médio e seu efeito dominó).

De acordo com uma sondagem recente realizada pela Bloomberg News, 31 analistas, investidores e operadores de minas de ouro prevêem, na média, o preço de $ 1.750 por onça para o final do ano, significativamente acima do preço atual de $ 1.530. Se a alta de fato ocorrer, refletirá simplesmente a demanda global pela commodity. O mercado não deve interpretar a alta como a precursora da inflação galopante e mandar um alarme falso para os bancos centrais do mundo para elevar a taxa de juro.

Nenhum comentário: