terça-feira, 2 de agosto de 2011

Uma casa em Miami?

Como o dólar a R$ 1,55 aumentou o número de brasileiros de classe média que levam a família para passar as férias em Miami. Há filas de agendamento tanto para obter passaporte na Polícia Federal quanto para conseguir visto no consulado americano em São Paulo.

Para os brasileiros de classe mais alta, a moda hoje é investir em imóveis em Miami, pelos seguintes motivos:

1º, a crise americana derrubou o preço dos imóveis
2º, a queda do dólar
3º, o comprador só precisa apresentar o passaporte, não há exigência de green card
4º, a possibilidade de financiar o bem com algum banco de lá, com juros de fazer inveja aos brasileiros (a partir de 3% ao ano).

Mas eu gostaria de apontar algumas precauções quanto ao investimento. Tudo bem, se a casa ou o apartamento for pago à vista, com o câmbio a R$ 1,55. Se for financiado em 10 anos, quem garante que ao câmbio permanecerá neste nível ao longo do prazo de financiamento? Você vai morar lá 30 dias por ano?
Nos primeiros dois anos sim, e depois não vai mais porque a esposa vai querer ir para a Europa. Não esqueça os encargos: IPTU, condomínio, água, luz, telefone, TV, etc.

Há anos, uma amiga me convenceu a não comprar um apartamento em St. Petersburg, Florida. Ela disse: “Eu vou para minha casa, em Miami, uma vez por ano. Chegando lá, uma vez, o ar condicionado não funcionou. Tive que chamar o técnico para consertar. Depois de descobrir a peça com defeito, o técnico levou três dias para terminar o trabalho. Quando o aparelho começou a funcionar, já estava na hora de voltar. O pior de tudo é que eu vou para lá por obrigação e não por prazer.”

Uma casa em Miami confere “status”, mas prefiro o conforto da minha casa em Porto Alegre. Home, sweet home. Sem uma segunda residência, tenho uma coisa a menos para me preocupar.

3 comentários:

O Fogaréu disse...

Muito bom o seu blog, realista. Agora, comprar apartamento em Miami só por vaidade é burrice. Isso não é investimento é investimento é colocar o patrimôniuo em marcha ré. Visite o meu blog para interagirmos: ofogareu.blogspot.com Um abraço

O Fogaréu disse...

Comprar apartamento por vaidade em Miami é colocar o patrimônio de ré. A pessoa tem de tomar muito cuidado com imóvel. Muito bom o blog. Visite o meu: ofogareu.blogspot.com Um abraço

O Fogaréu disse...

Comprar apartamento em Miami é colocar o patrimônio de ré, não é investir. O dolar pode ficar caro e aí pode sere um pesadelo, ganhar em real e pagar em dolar. Bom blog. Visite o meu para interagirmos melhor: ofogareu.blogspot.com Um abraço