terça-feira, 20 de setembro de 2011

A guerra das moedas (currency war)

Ultimamente os países do mundo desvalorizam as moedas para diminuir importações e aumentar exportações a fim de melhorar o superávit comercial, aumentar os empregos domésticos e estimular a economia do país em geral.

Os países da União Européia – Grécia, Itália, Portugal, Irlanda – não tendo moedas próprias para desvalorizar, tiveram que desvalorizar a moeda comum – o euro.

A Suíça, que tem a moeda mais forte do mundo (neste ano de turbulência, o mercado comprou ouro e franco suíço como os últimos guardiões de valor) não agüentou a pressão de alta, desvalorizou sua moeda 9% em setembro de 2011, de 1 dólar = SF 0,80 para SF 0,88, simplesmente via decreto.

No Brasil, um real valia $ 0,645 em 29 de julho de 2011, desvalorizou gradativamente para $ 0,578 em 16 de setembro (- 10,4%). Ao Ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi atribuída a terminologia “a guerra das moedas” (currency war).

(no período acima citado, as ADRs das ações da Bovespa não acompanharam a alta da Bovespa devido à desvalorização do real).

Os Estados Unidos e a China travam uma guerra de moedas totalmente diferente. O Presidente Obama e o Secretário do Tesouro, Timothy Geithner, a toda hora querem que a China valorize a sua moeda, o renminbi. O renminbi desvalorizado promove exportações chinesas a custo dos americanos (e dos brasileiros), cria desequilíbrio no comércio mundial e desemprego nos Estados Unidos. A China não diz sim nem não. Valoriza um pouquinho, para, no ritmo que a China quer. A atitude resume em “tu cuida da tua moeda, nós cuidamos da nossa”. Só resta uma coisa para os Estados Unidos: já que a China não quer valorizar a sua moeda, vamos, em compensação, desvalorizar a nossa.

E assim a guerra continua!

Um comentário:

Marvin disse...

Sr. Tong, como um sardinha pode se aproveitar dessa guerra e ganhar algum? Ou melhor: como se ganha dinheiro com moeda? É algo operável, como ações? Existe um home broker para currencies?

Aproveito para agradecer pelas dicas. Atualmente seu blog é minha única fonte de conhecimento confiável. As suas dicas de Ambev e Souza Cruz foram perfeitas. Nesses "hard times", somente duas ações da minha carteira estão verdes, adivinha? Adivinhou.

Um grande abraço,

Marvin.