terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Cenário Mundial para 2012

Em depoimento no Senado, no fim de 2011, Alexandre Tombini, Presidente do Banco Central, garantiu que, em 2012, o Brasil terá crescimento maior e inflação menor, processo de convergência para a meta, em relação aos resultados de 2011. O país também deve enfrentar efeitos menores da crise internacional, embora, no conjunto dos emergentes, a expectativa seja a de crescimento a um ritmo menor diante da redução da demanda global e da queda nos preços das commodities.

Zona do Euro – negociações políticas rumo a uma união fiscal (não basta só uma união monetária). Mas faltam detalhes, e a implementação não é imediata. Bancos continuam vulneráveis, falta pacote financeiro emergencial. Baixo crescimento nos próximos anos, com alguns países em recessão.

Estados Unidos – permanecem entraves estruturais ao crescimento no longo prazo. Endividamento do setor público e das famílias. Recuperação lenta do mercado de trabalho.

China – desaceleração do ritmo de crescimento: forte ou suave? Desafios a enfrentar: situação fiscal das províncias, setor imobiliário e emprego.

Nenhum comentário: