quarta-feira, 22 de maio de 2013

O mundo comprou da China nos últimos 20 anos, e o mundo vai vender para a China nos próximos 20 anos.


O comércio mundial com a China é como os jogos de pôquer ou de majong. Quando todas as fichas ficam com um jogador, o jogo não pode continuar. Devido à mão de obra barata, a China exporta tudo para o resto do mundo, acumulando quase um trilhão de dólares em reservas que estão aplicadas em debêntures americanas (treasury bonds), rendendo juros e financiando o déficit americano. O bolo cresce mais com o juro composto e o estado compra mais bonds americanos.

O que adianta o estado ficar rico e o povo continuar pobre? Nos últimos anos, a China acordou e mudou a meta, de priorizar a exportação para o consumo interno, elevando o padrão de vida do povo. Interiorizar a manufatura e o consumo, diminuindo o “gap” entre o leste e o oeste da China. “Interiorizar” também porque a mão de obra nas províncias da costa leste não é mais barata como antes.

Gradualmente a China está mudando de economia de produção para a economia de consumo (keynesiano), e como o povo agora tem mais dinheiro está se criando mais procura por bens e serviços. O mundo está preparado para vender para a China nos próximos 20 anos. Afinal de contas, a China será o maior mercado de consumo do mundo.

O Brasil está preparado para invadir o grande mercado da China?

As empresas que já estão exportando para China, como Marcopolo, Embraer, Azaléia, devem criar “uma cooperativa de exportadores para China” junto com as empresas que pretendem iniciar as exportações para trocar idéias e experiências sobre estratégias, legislações, tarifas, incentivos e facilidades cambiais (por exemplo, o pagamento pode ser feito em renminbi, real ou dólar). Quem sabe a Presidenta Dilma pode criar um novo ministério de Intercâmbio Brasil – China para incentivar e incrementar o comércio bilateral entre os dois países.

Um comentário:

Saimon_Rijo disse...

olá sr. tong!
seus comentarios sao excelentes! voce deveria postar mais conteudo, como voce mesmo postou, ligar a tv n da mais vontade eh so terrorismo e derivados!
passe mais informacoes sobre seus investimentos ou seus pensamentos a respeito das empresas brasileiras, ate logo.