terça-feira, 29 de maio de 2007

Água

A commodity mais importante (mais do que o petróleo) para a humanidade é a água. Enquanto o petróleo é transacionado nas principais exchanges do mundo, não existe “contrato de água” em nenhuma commodity exchange. Nas bolsas de valores são transacionadas ações de petróleo (Exxon, Royal Dutch, Petrobrás, etc) mas ações de empresas de água são poucas e pouco conhecidas.
Recomendo duas ações de empresas de água para estimular os investidores a estudar e analisar o assunto:

A) Sabesp ON (Bovespa: SBSP3 - ADR: SBS)

A Sabesp fornece água para a cidade de São Paulo que tem 18 milhões de habitantes.
Em Porto Alegre, onde eu moro, a cada mês um funcionário do DMAE vem até a minha casa fazer a leitura no hidrômetro. O DMAE, então, calcula o consumo de água e faz a cobrança mensal através do banco.

Eu pergunto aos paulistanos se a Sabesp faz o mesmo trabalho que o DMAE em Porto Alegre? Será que a Sabesp não instalou um hidrômetro computadorizado que transmite, a cada instante, a leitura do consumo de água para um computador o qual imprime a conta mensal e que é mandada pelo correio para cada casa e apartamento? Assim poupa-se o custo de milhares de funcionários que visitam moradias para anotar os números nos hidrômetros.

B) Veolia Environnement (ADR: VE)

Veolia Environnement, com sede em Paris, é a maior companhia de água do mundo, líder em serviços ambientais: administração de água, waste management, serviços de energia e transporte público.

Contaram para mim que a cidade de Grenoble, no sul da França, queima o lixo e fornece água quente para os moradores. Não consigo acreditar ou desacreditar. Peço aos leitores deste blog que telefonem aos seus amigos na França para descobrir se isso é verdade. Se for verdade, tentem descobrir se a cidade de Grenoble fez o management outsourcing com a Veolia. Se isso ocorre de fato, considero Veolia e o water management como uma inovação que traz progresso para a sociedade e lucro aos acionistas.

Lembrem-se de ADM (Archer Daniel Midland) que destilou etanol do milho (uma inovação!). Vejam como a ação subiu nos últimos anos! E a Apple, com a sua inovação, o ipod???

Enviado por John Tong

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Sr. Tong,
O senhor poderia esclarecer como se calcula o P/L de uma ação? Acho que é um dado importante...
Obrigado.

Anônimo disse...

P/L e' a relacao Preco sobre Lucro. Ou seja, e' a divisao do Preco da Acao pelo lucro por acao.
Como o lucro e' anualizado, de certa forma o indice pode ser interpretado como o numero anos que o demora para o investimento se pagar (assumindo que o lucro seja constante e ignorando o valor do dinheiro no tempo). Este indice e' provavelmente o mais utilizado no mundo para avaliacao de acoes.
Obviamente deve-se ter cuidado ao usar o P/L para comparar empresas de setores ou paises diferentes. Empresas com altas taxas de crescimento costumam ter P/L significativamente mais altos que empresas maduras, mas isso nao significa que estao mais caras ou baratas. Nos EUA esse indice e' conhecido como P/E e existem variantes como Trailing P/E e Forward P/E (usam lucros passados ou projecoes futuras) ou PEG (que e' o P/E divido pela taxa de crescimento).

Anônimo disse...

Sr. Tong Parabéns pela indicação de Sabesp. valorizou muito. obrigado.