quinta-feira, 20 de setembro de 2007

GOL e Varig

Este post é um follow-up dos artigos sobre a situação das aéreas já publicadas neste Blog. Mais especificamente a situação da GOL.

Como já havia mencionado anteriormente, a longa queda das ações da GOL iniciou com o desastre do 737-800, se aprofundou com o caos aéreo de 10 meses e piorou ainda mais com o acidente da TAM. No total o papel se desvalorizou mais de 50%.
Com o movimento pendular de aliviar o lado dos consumidores, que já sofreram longamente com o caos, as aéreas foram escolhidas (não havia outra opção) para "pagar a conta" e estão na mira dos reguladores. O ajuste está ocorrendo pelo lado da oferta que é limitado pela infra-estrutura. Este fato está levando os investidores a penalizar duramente as aéreas pois estas restrições limitam o atendimento da demanda e tem um impacto direto na receita.

Com as limitações de infra-estrutura no aeroporto de Congonhas, a principal questão é: Como se maximiza a utilização de Congonhas para se gerar o máximo de valor possível ?
A resposta começa a se formar a medida que o regulador define as restrições de utilização do aeroporto como por exemplo a eliminação da função de hub de Congonhas e a permissão somente de vôos ponto-a-ponto e a limitação de operação até um raio de 1000 km. A propósito, em um raio de 1000 km se incluem todas as grandes capitais do Sul/Sudeste, Brasília e Campo Grande. Salvador é a única grande metrópole do NE que ficaria de fora.

Os business travellers, que geram a grande parte das margens estariam preservados. Aliás, já está bem melhor viajar a negócios a partir de Congonhas, a situação praticamente normalizou e as passagens estão mais caras. A GOL, que começou como uma companhia ponto-a-ponto, terá menos dificuldades em se re-adaptar e reorganizar a malha.

Existem algumas evidências que indicam uma situação de oversold dos papeis da GOL. A principal delas é a própria percepção dos acionistas controladores com as idéias de fechar seu capital, o que não seria uma boa idéia. Mas uma opção é recomprar suas ações no mercado.
Existem outros hidden values na GOL que comentarei na continuação deste post.

Por Jackson Tong
Convidado deste Blog

2 comentários:

danilo disse...

Olá,
Parabéns pelo seu blog.
Um dia ainda entrarei na área financeira, como modo de me sustentar.

Continue alimentando, que já está nos meus favoritos,

Danilo.

Anônimo disse...

como fica o remanejamento de voos para as empresas aéreas ?