Este post é um follow-up dos artigos sobre a situação das aéreas já publicadas neste Blog. Mais especificamente a situação da GOL.
Como já havia mencionado anteriormente, a longa queda das ações da GOL iniciou com o desastre do 737-800, se aprofundou com o caos aéreo de 10 meses e piorou ainda mais com o acidente da TAM. No total o papel se desvalorizou mais de 50%.
Com o movimento pendular de aliviar o lado dos consumidores, que já sofreram longamente com o caos, as aéreas foram escolhidas (não havia outra opção) para "pagar a conta" e estão na mira dos reguladores. O ajuste está ocorrendo pelo lado da oferta que é limitado pela infra-estrutura. Este fato está levando os investidores a penalizar duramente as aéreas pois estas restrições limitam o atendimento da demanda e tem um impacto direto na receita.
Com as limitações de infra-estrutura no aeroporto de Congonhas, a principal questão é: Como se maximiza a utilização de Congonhas para se gerar o máximo de valor possível ?
A resposta começa a se formar a medida que o regulador define as restrições de utilização do aeroporto como por exemplo a eliminação da função de hub de Congonhas e a permissão somente de vôos ponto-a-ponto e a limitação de operação até um raio de 1000 km. A propósito, em um raio de 1000 km se incluem todas as grandes capitais do Sul/Sudeste, Brasília e Campo Grande. Salvador é a única grande metrópole do NE que ficaria de fora.
Os business travellers, que geram a grande parte das margens estariam preservados. Aliás, já está bem melhor viajar a negócios a partir de Congonhas, a situação praticamente normalizou e as passagens estão mais caras. A GOL, que começou como uma companhia ponto-a-ponto, terá menos dificuldades em se re-adaptar e reorganizar a malha.
Existem algumas evidências que indicam uma situação de oversold dos papeis da GOL. A principal delas é a própria percepção dos acionistas controladores com as idéias de fechar seu capital, o que não seria uma boa idéia. Mas uma opção é recomprar suas ações no mercado.
Existem outros hidden values na GOL que comentarei na continuação deste post.
Por Jackson Tong
Convidado deste Blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá,
Parabéns pelo seu blog.
Um dia ainda entrarei na área financeira, como modo de me sustentar.
Continue alimentando, que já está nos meus favoritos,
Danilo.
como fica o remanejamento de voos para as empresas aéreas ?
Postar um comentário